Visor Técnico – Nº301 – 26/03/2024

 

 

Nº 301 – 26 de março de 2024
Contabilidade com base no regime de competências deve contribuir para a transparência no setor público
Relatórios de sustentabilidade e práticas de asseguração das maiores empresas globais continuam a amadurecer, mostra estudo da IFAC, AICPA e CIMA. A IFAC e a AICPA e CIMA
Mais de 1 milhão de empresários pediram adesão ao Simples Nacional
Registrato contabiliza 21,5 milhões de relatórios emitidos em 2023
BC lança consulta pública com propostas de normas sobre recuperação e resolução de instituições financeiras
Aviso contra exigência de CPF no comércio pode se tornar obrigatório

Contabilidade com base no regime de competências deve contribuir para a transparência no setor público:

Sem sombra de dúvidas, o regime de competência vem contribuindo para que os entes públicos saiam de vez da contabilidade pela ótica orçamentária dando espaço para a ótica patrimonial. Esse panorama de que há um universo de informações ou reconhecimento de direitos e obrigações ausentes no Balanço Patrimonial, de fato é uma realidade...

[Ler mais]

Relatórios de sustentabilidade e práticas de asseguração das maiores empresas globais continuam a amadurecer, mostra estudo da IFAC, AICPA e CIMA. A IFAC e a AICPA e CIMA:

O Ibracon – Instituto dos dos auditores independentes do Brasil, em 28 de fevereiro de 2024, publicou um artigo com bases em dados de uma pesquisa global elaborada pelo IFAC e a AICPA & CIMA que teve como objetivo entender as práticas de relatórios e assegurações ambientais, sociais e de governança (ESG) em uma base global, capturando relatórios contendo informações de ESG em 22 jurisdições. …

[Ler mais]

Mais de 1 milhão de empresários pediram adesão ao Simples Nacional:

No mês de janeiro de 2024, foram realizadas 1.001.593 solicitações de opção pelo Simples Nacional, sendo 449.252 aprovadas. Outras 552.341 dependem de regularização de pendências com um ou mais entes federados (União, Estados, DF ou município)….

[Ler mais]

Registrato contabiliza 21,5 milhões de relatórios emitidos em 2023:

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos teve uma média de 700 mil emissões mensais. Os relatórios foram reformulados com a adoção da linguagem simples. O BC recomenda que a consulta ao Registrato seja realizada frequentemente….

[Ler mais]

BC lança consulta pública com propostas de normas sobre recuperação e resolução de instituições financeiras:

Propostas seguem recomendações do Financial Stability Board. Um dos objetivos é aprimorar a forma como as instituições financeiras se preparam para enfrentar eventuais situações de crise. Contribuições podem ser feitas até 8/3/2024, no site do BC…

[Ler Mais]

Aviso contra exigência de CPF no comércio pode se tornar obrigatório:

Lojas podem ser obrigadas a afixar aviso sobre a proibição de exigir dados pessoais dos clientes sem explicação sobre seu uso. O senador Angelo Coronel (PSD-BA) propõe a medida no projeto de lei (PL) 4.530/2023, ainda sem relator designado. A proposta tramita na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC)…

[Ler Mais]

Lei da Igualdade Salarial: dados de funcionários serão expostos?

LA Lei nº 14.611/2023, conhecida como Lei de Igualdade Salarial, pretende equiparar os salários de homens e mulheres que exercem a mesma função dentro de uma empresa. A disparidade nas remunerações é um problema antigo e conhecido por brasileiros…

[Ler Mais]

Expediente

Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE

Av. da Universidade, 3057, Benfica, Fortaleza/CE, CEP: 60.020-181

Telefone – (85) 3194.6000

www.crc-ce.org.br

Presidente:

Fellipe Matos Guerra

Vice-Presidente Técnico:

Karla Jeanny Falcão Carioca

Projeto Gráfico e diagramação:

Equipe de Comunicação CRCCE