Fiscalização

Departamento de Fiscalização

O trabalho de fiscalização do CRC-CE tem como objetivo primário valorizar os contabilistas que atuam de forma reta, garantindo que as atividades sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados e capacitados para o exercício da profissão.

Dentre as atividades precípuas do CRC-CE, nos termos do que disciplina o Decreto-Lei nº 9295/46, está a obrigatoriedade de fiscalizar os profissionais da contabilidade, com objetivo de impedir a ocorrência de infrações ético-disciplinares.

O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CRC-CE é composto de uma Coordenação imediata, dois colaboradores da área administrativa e seis fiscais contadores.

O DEFIS realiza diligências fiscais durante todo o ano, sejam elas na forma presencial ou interna, e estas ocorrem através da obtenção de informações sobre atos praticados por profissionais e pela análise de documentos contábeis publicados pelos respectivos responsáveis técnicos.

Adicionado a isso, o DEFIS exerce seu papel punitivo, alcançando os transgressores das normas que regem o exercício da profissão.

A Fiscalização do CRCCE visita os Municípios cearenses e o êxito no papel fiscalizador mostra a evolução gradativa das ações, pautada em uma vertente educativa e preventiva, no sentido de valorizar os profissionais que atuam de forma ética.

Além de serem fiscalizados, os contadores cearenses também são instigados a participar de cursos e seminários visando o aprimoramento sobre as mudanças da profissão, que certamente contribuirão cada vez mais para o crescimento de toda a classe contábil do Ceará. Assim, a fiscalização da profissão contábil tem cunho punitivo, mas atua significativamente através da prevenção às infrações.

Para a sociedade em geral, as ações de fiscalização do CRCCE são no sentido de proporcionar às empresas e aos seus proprietários a segurança e tranquilidade quanto ao seu patrimônio, além de preservar o campo de atuação dos profissionais de contabilidade.