Vídeo do CRCCE ensina a doar parte do imposto de renda para o Funcriança

funcriancaO Conselho Regional de Contabilidade disponibilizou na internet um vídeo que orienta o contribuinte pessoa física a destinar parte do imposto de renda a pagar para fundos municipais da criança e do adolescente, os Funcriança. O tutorial é facilmente compreendido por profissionais da contabilidade ou por leigos e pode ser acessado na página inicial do site do CRCCE, em https://www.crc-ce.org.br.

O vídeo é uma das peças da campanha Doação Funcriança 2017,  iniciada em março, que estimula contadores e clientes a contribuírem com as iniciativas de proteção e promoção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser de até 3% do imposto a ser pago este ano.

É o contribuinte quem escolhe o município que receberá o dinheiro. No Ceará, 56 fundos municipais estão aptos a receber a doação, entre eles Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Maracanaú (veja a lista). O dinheiro é depositado diretamente no fundo, sem passar pelo caixa do Governo Federal.

CRCCE orienta

A doação ao Funcriança pode ser feita por qualquer contribuinte com imposto a pagar, independentemente do valor apurado.

Quem fez a declaração e não incluiu a doação ao Funcriança ainda pode fazê-lo por meio de uma declaração retificadora.

É aconselhável que a doação seja feita ao Funcriança da cidade onde mora o contribuinte ou ao município mais próximo.

Se o contribuinte quiser ampliar a contribuição para até seis por cento, pode contribuir este ano e apresentar a doação na declaração do ano que vem.

Municípios credenciados

Acaraú, Acopiara, Alto Santo, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Campos Sales, Cariré, Caucaia, Chaval, Crateús, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Forquillha, Fortaleza, Graça, Granja, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Iracema, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Marco, Milagres, Missão Velha, Morada Nova, Morrinhos, Ocara, Pacajus, Pallhano, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Redenção e Russas.