Palestras inauguram Sincasp esta manhã

IMG_20170309_103730175_HDRO Sincasp iniciou o ciclo de palestras do evento, com o tema Sistema de Custos: Governança e Gestão Pública, na manhã desta quinta-feira (9). Em seguida, foi ministrada a Palestra Contabilizando o Ativo Imobilizado. Ambos espaços abordaram temáticas relevantes para o setor público e permitiram esclarecimento de dúvidas da classe.

No primeiro momento, o professor Marilson Dantas, da Universidade de Brasília,  apresentou o SICGESP, sistema web desenvolvido para o setor público da contabilidade que permite que o desempenho de um determinado dado seja comparado com outros através de um formato simples, o qual pode ser implementado em qualquer órgão com uma forma mais fácil e intuitiva de acesso. Atualmente já foi licenciado para o MPDF e está em processo de licenciamento no Governo do Distrito Federal. Esse sistema propõe um modelo próprio de gestão para o setor público, ao invés de apropriar-se do modelo privado. “A ideia principal é oferecer uma ferramenta que possa se comunicar dentro da organização, envolver as pessoas e ao mesmo tempo envolver a sociedade organizada […] nesse processo de busca de melhor utilização dos recursos”, afirmou o professor.

Na segunda palestra do dia, o professor e especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Responsabilidade Fiscal, Diogo Duarte, falou sobre contabilidade patrimonial na Palestra Contabilizando o Ativo Imobilizado. Em etapas, o professor abordou temas como recebimento em doação, liquidação no recebimento de equipamentos, recebimento em cessão de uso, registro de depreciação e reversão da depreciação acumulada, além da redução do valor recuperável e o registro de reavaliação.

Durante a ministração, Diogo Duarte explicou os passos operacionais para Reavaliação, alertando os profissionais para o fato da mesma ser um processo facultativo, sendo obrigatória apenas a primeira avaliação. “Não optem por fazer reavaliação antes de ter realizado a avaliação inicial,” disse, ressaltando que a reavaliação é um processo que deve ser constante após a adoção da sua prática.

Programação

O Sincasp segue até sexta-feira (10), tendo como tema geral Uma Gestão Pública de Qualidade Move o Desenvolvimento. Durante a tarde desta quinta-feira (9), a agenda continua às 14 horas com a Palestra Irregularidades Auditadas nos Demonstrativos Contábeis no Setor Público, que será facilitada por Vitor Maciel. A programação completa pode ser conferida em: https://www.crc-ce.org.br/2017/02/simposio-nacional-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-de-08-a-10032017-fortaleza/