CRCCE pede à CEF que aceite a Decore para financiamentos

caixa2O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará pedirá ao Conselho Federal de Contabilidade que informe à Caixa Econômica Federal sobre o novo sistema para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. A medida foi acertada nesta segunda-feira (7), durante reunião da presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, com o superintendente regional da Caixa Econômica em Fortaleza, Paulo Leonel. O entendimento visa tornar a Decore aceita em pedidos de financiamento, e sem as comprovações, que já são enviadas pelo profissional da contabilidade à Receita Federal, no momento da emissão do documento pelo profissional da contabilidade.

Para a presidente do CRCCE o acordo dará mais segurança ao profissional da contabilidade. “Nós fizemos um convênio com a Receita justamente para que as informações já fossem passadas automaticamente para lá, dando total credibilidade à Decore”, afirmou. “O rigor aumentou, não tem porque a Caixa recusar a Declaração”, argumentou. “Tudo está comprovado com a Receita, e eles podem ter acesso ao valor real declarado”, completou a presidente. Também participaram os vice-presidente Joana Lima (Fiscalização) e Avelar Gomes (Integração Estadual), estiveram presentes na reunião. Além do gerente regional da Caixa, Dhiego Carneiro.

Declaração de faturamento

Outro avanço no diálogo do CRCCE com a CEF foi em relação às declarações de faturamento, que passarão a ser entregue à entidade financeira com as devidas comprovações por parte do interessado. A mudança no procedimento será informada pela Superintendência a todos os gerentes da Caixa. A medida transferirá para o gerente a responsabilidade de atestar a confiabilidade das informações prestadas, isentando o profissional da contabilidade de possível pressão por parte de seus clientes ou de eventual reponsabilização pelo fornecimento de informações incorretas.

“O Conselho está atento aos contadores que assinam a declaração de faturamento da empresa com um valor deturpado do real, somente para que o banco aprove algum tipo de crédito”, afirmou Clara Germana. “Com o comprovante do SPEED, Simples, tanto o contador estará mais seguro quanto o banco, além do próprio empresário”, concluiu.

Intercâmbio de Informações

O CRCCE fará um intercâmbio de informações com a Caixa Econômica, dando suporte e orientações em análises específicas, como balanços de empresas e órgãos públicos. A necessidade surgiu a partir de dificuldades em decifrar documentos técnicos, que voltavam várias vezes porque o banco não conseguia identificar um patrimônio, por exemplo. O Conselho já faz esse intercâmbio com o Ministério Público, porque há processos da contabilidade pública que necessitam de um profissional para analisar. Essa parceria será realizada sem ônus.