Clara Germana sobre o risco de desmonte nos municípios: “Não vamos ser coniventes”

pgj2“Não vamos ser coniventes”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, nesta segunda-feira (17), durante a reunião técnica promovida pela Procuradoria Geral da Justiça do Ceará e Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública-Procap com os prefeitos que estão encerrando mandato. O CRCCE é uma das entidades integradas ao esforço do Ministério Público do Estado de alertar os gestores contra o desmonte das administrações municipais, o que o procurador-chefe da PGJ, Plácido Rios, considerou uma “prática cultural” criminosa ou de improbidade administrativa.

A presidente do CRCCE falou em nome dos profissionais que atual na contabilidade aplicada ao setor público que, nesta época, podem sofrer “pressões” de prefeitos e presidentes de câmara municipal. “Pediria que os gestores não pressionem os contadores, que alías são solidários”, apelou. “Estamos (os contadores) prontos para colaborar para o que for correto”, completou. Clara Germana lembrou que há dois anos o CRCCE participa do projeto Capacidades, do TCM, que orienta gestores e técnicos ao cumprimento da legislação. E colocou o Conselho “de portas abertas para denúncias e dúvidas” dos profissionais.

Também apoiam ação preventiva o Tribunal de Contas dos Municípios, a Associação de Municípios do Estado, a Secretaria da Controladoria e Ouvidoria do estado, a Ordem dos Advogados e o Conselho de Administração.