Secretária Águeda Muniz: “Fortaleza Online é um instrumento de inclusão social”

aguedaA Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, afirmou que o sistema de serviços de e-governo intitulado Fortaleza Online é “um instrumento de inclusão social”. A declaração foi dada na entrevista que concedeu ao site do Conselho Regional de Contabilidade, depois de aceitar o convite para apresentar o sistema, nesta quinta-feira (22), às 14 horas, na sede do CRCCE, como parte da comemoração do Dia do Contador.

A secretária explicou o sistema e adiantou que novos serviços serão agregados, para facilitar a documentação exigida das empresas. Veja a entrevista:

CRCCE – O que é o sistema Fortaleza Online?

Águeda Muniz – É uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Fortaleza que permite ao empreendedor ou seu representante emitir alvarás, licenças e autorizações. Hoje estão disponíveis dez serviços, por meio do endereço eletrônico www.urbanismo.fortaleza.ce.gov.br. Estes serviços são os prioritários para, principalmente, micro e pequenos empresários.

CRCCE – Que avanços o sistema representa para o profissional de contabilidade?

Águeda Muniz – O Fortaleza Online é um instrumento de inclusão social e que agiliza a vida de todos os cidadãos, desburocratizando processos sem perda do rigor técnico e que tem como premissa básica o compartilhamento de responsabilidades.

CRCCE – Outros serviços de interesse do profissional da contabilidade poderão ser agregados no sistema?

Águeda Muniz – Outros serviços da Prefeitura de Fortaleza serão inseridos no sistema, desburocratizando o sistema de abertura de novas empresas e incentivando a geração de emprego e renda, inclusive Registro Sanitário Regular, o Habite-se Declaratório, o Alvará de Construção Regular e o Alvará de Funcionamento Regular.

CRCCE – Em que medida o profissional de contabilidade pode ser um parceiro do sistema? É possível acolher sugestões da classe?

Águeda Muniz – A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, que coordena o Programa Fortaleza Online, tem realizado reuniões e encontros para apresentar os serviços online, esclarecer dúvidas e acolher críticas e sugestões. Além disso, a equipe técnica está à disposição de todos os profissionais para melhorar ainda mais iniciativa.