Pretextato Mello: “Vamos implantar a meritocracia”.

IMG_7762

O novo vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade para o biênio 2016/2017 é o contador, auditor e perito contábil Pretextato Melo. Remanescente da antiga diretoria, onde esteve à frente das Ações Institucionais, Mello afirma que se sentiu honrado com o convite. “Eu não sabia que iria continuar, mas é sempre uma honra servir ao Conselho”, disse na entrevista que concedeu ao portal de informações e serviços do CRCCE.

Pretextado Mello elegeu a reformulação do Plano de Cargos e Salários e a mudança na periodicidade das avaliações de desempenho como metas prioritárias de sua gestão. “As avaliações de desempenho passarão de anuais para trimestrais”, adiantou o vice-presidente. A seguir, Pretextato detalha o que mais pretende fazer.

CRCCE- Como a senhor recebeu o convite para formar o novo conselho diretor? Foi surpresa?

Pretextato Mello  –  Eu não sabia que iria continuar no Conselho Diretor. Para mim, é uma honra, muito embora eu saiba que vai ser trabalhoso, pois teremos que mexer com pessoas e interesses. E, quando isso acontece, há sempre os que ficam descontentes. Os colaboradores têm que pensar em, primeiro lugar, nos interesses do Conselho.

CRCCE – Como a senhor avalia o CRCCE hoje, especialmente a área em que vai atuar?

Pretextato Mello  –  Na área administrativa, existe a necessidade premente de repensar o comportamento de funcionários e colaboradores, para que eles atualizem  a maneira de agir. Acreditamos que isso irá refletir diretamente na produtividade de cada setor.

CRCCE – Quais as suas metas para este primeiro ano? Por onde começar?

Pretextato Mello – Como metas prioritárias, vamos atualizar o Plano de Cargos e Salários  e alterar a periodicidade das avaliações de desempenho de anual para trimestral. Dessa forma, iremos implantar a meritocracia. Também vamos reestruturar o setor de Cobrança, para dar maior agilidade aos processos, fazendo a separação das cobranças normais, administrativas e judiciais. Estamos com o estudo pronto e esperamos implementar a partir do próximo mês, por meio da readequação de funções, sem que haja a necessidade do aumento do quadro de funcionários.

CRCCE – É possível uma maior presença da sua vice-presidência no interior?

Pretextato Mello – No tocante às ações no interior, daremos todo o suporte necessário às delegacias, mas sempre respeitando orçamento estabelecido que, devido à crise financeira existente no país e a perda de arrecadação, está muito apertado.

CRCCE – O que o senhor faz atualmente na vida profissional? Vai atrapalhar?

Pretextato Mello  – Atualmente eu trabalho com auditória e perícia contábil, que por ser uma atividade feita com muito planejamento, não irá atrapalhar em nada minhas atividades no Conselho. Além disso, terei o apoio das coordenações no acompanhamento dos trabalhos.