Café com Conhecimento discute a fusão de empresas contábeis

Cafe_FusaoA fusão de Empresas Contábeis foi o tema do Café com Conhecimento, realizado neste sábado (31), pelo Conselho Regional de Contabilidade, por meio do CRCCE Jovem, tendo como convidado o contador e sócio da Master & Mapurunga Contábil, Adalberto Ferreira de Sousa. Nesta segunda edição do evento, 30 profissionais compareceram à cafeteria Officine e puderam debater com o palestrante um tema pouco tratado nas universidades, mas que está muito presente no cotidiano da atividade.

Adalberto de Sousa, de 53 anos, está há 37 na atividade contábil. Ele contou que começou como contínuo de um escritório, onde passou, “por insistência com o chefe” a responder pelo departamento de pessoal, depois por outros setores de chefia, até chegar à direção da empresa. Apresentou-se como alguém que decide rápido, “para não perder o cavalo celado”, comparou. “Minha primeira fusão foi em 1998”, afirmou, ao relatar diversas experiências que teve em fazer e desfazer parcerias. “De 2006 para cá, não mudou mais”.

Sousa listou quatro “dificuldades” nos processos de fusão, relacionadas à adaptação dos novos sócios, das equipes, na segregação de funções; na unificação dos objetivos; e na criação de uma nova política empresarial. Alertou também sobre o impacto da fusão no espaço demandado pela nova empresa. E deu um conselho pessoal: “Estude melhor o parceiro com quem você vai fazer a fusão, observe as características dele, se realmente há mais pontos positivos para o que você pretende”.

A contadora Adriana Vasconcelos experimentou o café com Conhecimento e gostou. “É ótimo”, afirmou. “O tema é bem diferente, é bem atualizado, nunca ninguém falou sobre isso”, avaliou. O próximo evento da série será em janeiro. Segundo o membro do CRCCE Jovem, Anderson Oliveira, em dezembro, será realizado, na sede do CRCCE, o tradicional Seminário de Férias. “Vamos ter Bloco K, Sped, palestra motivacional”, adiantou. “Um evento que é do CRCCE Jovem, mas é aberto a todos”, concluiu.