CRCCE acompanha atualizações da NFS-e e reforça diálogo com a SEFIN sobre a Reforma Tributária

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), da ACONTECE e do SESCAP-CE participaram, na última quarta-feira (1º), de uma reunião com a Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (SEFIN) para acompanhar as atualizações da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e discutir melhorias no sistema, fortalecendo o diálogo entre as entidades e o poder público em torno da implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo.

Entre os principais temas apresentados estiveram a atualização do layout da NFS-e, com a inclusão de novos campos destinados ao PIS e à COFINS; a adoção do Emissor Nacional da NFS-e para empresas optantes pelo Simples Nacional a partir de 1º de setembro; e o desenvolvimento de uma funcionalidade que permitirá vincular a forma de pagamento às notas fiscais emitidas.

Como resultado do encontro, a SEFIN publicou o Comunicado nº 03/2026, esclarecendo que o campo “Valor Líquido da NFS-e + IBS/CBS” passa a integrar obrigatoriamente o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (DANFSe) versão 2.0, em conformidade com a Nota Técnica nº 008 – Versão 1.01 da Secretaria-Executiva do Comitê Gestor da NFS-e de Padrão Nacional. O comunicado também informa que esse campo deve ser destacado com sombreamento em cinza claro no documento, conforme as especificações técnicas vigentes.