CRCCE realiza III Seminário de Auditoria Contábil
O CRCCE realiza, no dia 9 de setembro de 2025, das 12h às 18h, no auditório da sede da entidade, o III Seminário de Auditoria Contábil do Estado do Ceará. O encontro reunirá especialistas, professores, executivos de mercado e representantes de instituições nacionais para discutir os desafios e perspectivas da auditoria diante das transformações sociais, econômicas e tecnológicas.
A abertura será conduzida pela Comissão de Auditoria Contábil do CRCCE, responsável pela organização do evento. Em seguida, a programação se divide em quatro painéis temáticos. O primeiro, sobre equidade de gênero na auditoria, terá como mediadora Thais Elen Andrade, membro da Comissão de Auditoria Contábil do CRCCE, e contará com a participação da também integrante da comissão Desirrê Rodrigues, ao lado do professor e pesquisador Luziberto Barroso. O painel vai abordar a jornada e os desafios da mulher auditora, estratégias de inclusão e fortalecimento da representatividade nos espaços de decisão.
Na sequência, o debate sobre impactos econômicos e riscos na auditoria será moderado por Silas de Sousa, vice-presidente da Comissão Técnica de Auditoria Contábil do CRCCE. A mesa trará a executiva de mercado Luiza Alyne Menezes e o contador Marcos Lima, presidente da Comissão de Estudos sobre a Reforma Tributária do CRCCE, para discutir os efeitos da inflação, das reformas e do cenário macroeconômico na atividade da auditoria.
O terceiro painel tratará do futuro da auditoria, destacando as novas normas internacionais, o avanço da inteligência artificial e as inovações digitais na profissão. A mediação ficará por conta de Alexandre Silva, membro da Comissão de Auditoria Contábil do CRCCE, e terá como painelistas o professor da Universidade Federal do Ceará e especialista em IA José Macedo e o gerente da Deloitte Mateus Rabelo.
Encerrando a programação, o painel sobre auditoria como profissão e construção de carreiras de impacto será mediado por Ronaldo Melo, presidente da Comissão de Auditoria Contábil do CRCCE. Participam da mesa a vice-presidente técnica do CRCCE, Karla Carioca, e o presidente nacional do Ibracon, Sebastian Soares, que trarão reflexões sobre oportunidades para jovens auditores e o fortalecimento da liderança na área.
Com este seminário, o CRCCE reafirma seu compromisso com o desenvolvimento técnico da contabilidade, a valorização da auditoria e a promoção de um espaço plural de debate, troca de experiências e construção de soluções. “Nosso objetivo é fortalecer a auditoria como instrumento de confiança, transparência e geração de valor para a sociedade”, destaca a organização.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link.