Mutirão do CRCCE na Justiça Federal resulta em 96% de acordos conciliatórios

De 5 a 9 de maio, o CRCCE realizou, na sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), um mutirão de conciliação por meio da Central de Conciliação da instituição. A iniciativa buscou promover a regularização de débitos de profissionais da contabilidade, tanto em processos judiciais quanto extrajudiciais, e alcançou resultados altamente positivos. Das 85 audiências realizadas, 82 terminaram com acordo entre as partes, representando um índice de 96% de sucesso. O valor total negociado durante o mutirão foi de R$ 210.571,20.

A ação é fruto de uma parceria de longa data entre o CRCCE e a JFCE, que vem sendo desenvolvida desde 2014 com o objetivo de facilitar a resolução de pendências financeiras de forma célere e menos burocrática. Durante a semana de conciliação, os profissionais puderam contar com condições especiais, como isenção de juros e multa, além da possibilidade de parcelamento dos débitos no cartão de crédito.

A procuradora jurídica do CRCCE e coordenadora do mutirão, Elizabeth Coelho, reforça a importância da iniciativa: “O Conselho de Contabilidade do Ceará, desde 2014, vem firmando parceria com a Justiça Federal na regularização de débitos dos profissionais da contabilidade, decorrentes de processo judicial e extrajudicial. No momento, é oferecida condição especial na regularização do débito com isenção de juros e multa, podendo ainda parcelar no cartão. Até o presente momento, o retorno tem sido proveitoso, com êxito nas negociações de 100%”, afirma.

Para a supervisora da Central de Conciliação da JFCE, Adriana Monteiro, ações como essa fortalecem o diálogo institucional e contribuem para a redução do volume de processos. “Além de firmar parcerias com as instituições, há uma diminuição das ações judiciais e evita-se a judicialização dos processos, tendo em vista que abrange demandas pré-processuais e processuais. Nas audiências de conciliação, as partes têm oportunidade de dialogar sobre a dívida e chegar a um consenso para liquidá-la”, destaca.