IASB vai emitir a IFRS 18 – Apresentação e Divulgação das Demonstrações Contábeis

O IASB publicou no dia 09 de abril a IFRS 18, norma que substitui o IAS 1 (Apresentação de Demonstrações Financeiras), equivalente no Brasil a NBC TG 26.

Essa norma será obrigatória a partir de janeiro/2027 e no entendimento do IASB, a nova norma proporcionará aos investidores informações mais transparentes e comparáveis sobre o desempenho financeiro das empresas, o que permitirá melhores decisões de investimentos.

O IFRS 18 introduz três conjuntos de novas exigências para melhorar a divulgação do desempenho financeiro das empresas e oferecer aos investidores uma base melhor para analisar e comparar as empresas:

1- Comparabilidade aprimorada na demonstração de lucros ou perdas (demonstração de resultados);
2- Transparência aprimorada das medidas de desempenho definidas pela administração;
3- Agrupamento mais útil de informações nas demonstrações financeiras.

Andreas Barckow, presidente do IASB, disse: “O IFRS 18 representa a mudança mais significativa na apresentação do desempenho financeiro das empresas desde que as Normas de Contabilidade IFRS foram introduzidas há mais de 20 anos. Ele fornecerá aos investidores melhores informações sobre o desempenho financeiro das empresas e pontos de partida consistentes para suas análises”.

Apesar da aplicabilidade ser apenas a partir de 2027, é necessário que nós, profissionais da contabilidade, iniciemos o estudo da norma e as análises dos impactos das mudanças tanto nos sistemas contábeis como na apresentação das informações das empresas.

Comentário: Karla Carioca – Vice-Presidente Técnica do CRC CE