CRCCE divulga Parecer Técnico a respeito dos Impactos da Reforma Tributária para a prestação de Serviços Contábeis

No último dia 31 de Julho, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará publicou um parecer técnico sobre os “Impactos da Reforma Tributária para os Prestadores de Serviços Contábeis”.

O material foi elaborado pelo Presidente do CRCCE, o Contador, Doutor Fellipe Guerra, que além de liderar o Grupo de Trabalho sobre a Reforma Trirbutária do CRCCE também faz parte do Grupo de Estudos sobre a Reforma Tributária do Conselho Federal de Contabilidade e da Comissão de Estudos Técnicos da Reforma Tributária do CRCCE, que é presidida pela Contadora e Conselheira, Patrícia Alves,.

Este estudo visa ilustrar o potencial impacto da reforma nos prestadores de serviços contábeis, particularmente em regimes como o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Três cenários de projeções foram considerados, com alíquotas de IBS e CBS de 25%, 28% e 30%, embora a indefinição destes percentuais limite a precisão dos cálculos.

Os principais pontos de atenção destacados são a incerteza quanto às alíquotas de IBS e CBS, a dependência de normas infraconstitucionais ainda não discutidas e a ausência de estudos de impacto econômico e social profundos. O relatório enfatiza a necessidade de simplificação e racionalização do sistema tributário, e busca fomentar um diálogo informado sobre as possíveis implicações da reforma, servindo como uma ferramenta didática para profissionais de contabilidade e outros interessados.

Para ter acesso ao conteúdo completo na íntegra, CLIQUE AQUI.