CRCCE faz balanço sobre a Semana do Contador

Do dia 19 ao dia 25 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE realizou a Semana do Contador. Um movimento que teve como objetivo enaltecer a atuação do profissional da contabilidade.

Para alcançar esse objetivo, o Regional proporcionou visitas a turmas de ciências contábeis nas universidades, sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, evento com palestras técnicas para profissionais e estudantes na sede do Regional, ações de integração entre delegados e membros de comissões e também um evento esportivo.

Neste ano, a campanha teve como slogan “Contador, sua competência e protagonismo se refletem no sucesso de todas as profissões”. Essa mensagem foi passada para a sociedade através de campanha publicitária, na qual foram utilizados meios como televisão, rádio, outdoor e busdoor.

Atividades também foram promovidas no interior do Estado. A Delegacia do CRCCE em Iguatu, no dia 20, terça-feira, organizou um jantar (por adesão) aos contadores, para que celebrassem a data especial. E na quarta-feira (22), o delegado regional, Felipe Nascimento, teve espaço para pronunciamento institucional nas rádios locais. Já em Itapipoca, no dia 22, ocorreu a Celebração em Comemoração ao Dia do Contador, com o tema “Desafios e Oportunidades”, realizada na Câmara Municipal. Este evento foi idealizado em parceria com os contadores do município, nos nomes de Carlos Rafael, Luana Oliveira (representante do CRC jovem na cidade de Itapipoca) e contou com representantes da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e Prefeitura Municipal de Itapipoca.

No dia 21, quarta-feira, ocorreu a Sessão Plenária especial, na sede do CRCCE, que contou com a presença de representantes das entidades de classe contábil: Tiago de Sá (Presidente do Ibracon 1ª S/R); Ananias Brito Rebouças (Presidente Acontece); Ricardo Assunção Lima (Presidente do Sindcontce); Manoel Pinheiro Cavalcante (Presidente da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste); Eduardo de Araújo Azevedo (Presidente da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará.

Um dos principais eventos foi o Fórum Cearense de Contabilidade e Tributação que é um projeto idealizado pelo Desenvolvimento Profissional do CRCCE e tem como objetivo levar, às diversas regiões do estado, a possibilidade para que os profissionais da Contabilidade possam discutir temas atuais e relevantes para esse novo momento que atravessa a classe contábil.

O evento, que já foi realizado na região do Cariri e Vale do Jaguaribe, teve como destino da 3ª Edição a nossa Capital. 

O evento teve duração de dois dias (21 e 22) e sua abertura aconteceu no dia 21, às 18h, na sede do Conselho. Neste primeiro dia, tivemos as homenagens aos Profissionais que possuem os primeiros registros emitidos na cidade de Fortaleza, como também foram homenageados profissionais pelos relevantes serviços prestados a toda a classe. Ainda no primeiro dia, também tivemos a palestra “Crimes Contra a Ordem Tributária e suas Implicações para o Contador” ministrada por Hugo de Brito Machado Segundo.

Já no dia 22, o evento teve início às 9h e contou com a presença de: Paulo Henrique Pêgas; Aline Portela; Natália Santos; Emerson Mainardes; Patrícia Alves; Francelio Cavalcante; e Felipe Teixeira, que ministraram palestras sobre os mais diversos assuntos de relevância para o Profissional da Contabilidade.

No mesmo dia, foi realizada, na Câmara Municipal de Fortaleza, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Contador, sendo presidida pelo Vereador Júlio Brizzi. A mesa de autoridades foi composta ainda pelas seguintes autoridades: Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Fellipe Matos Guerra; Presidente da Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Tiago Bezerra; Presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará, Ananias Rebouças Brito; Presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Carlos Átila; Ex-Presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Gilson Silva de Castro.

Durante a sessão foram homenageados os seguintes profissionais: Tânia Maria Paz Limeira; Marta Célia Chaves Cavalcante; Moisés Kellyano Farias Alves; Marcos Antônio Monte de Lima Filho; Welynadia Rodrigues Pereira; Kildere Erasmo Pereira Damasceno; Francisco Pinheiro Moreira Júnior, Carlos Augusto Carvalho Mapurunga, representado pelo seu filho Gabriel Mapurunga; Raimundo Deodato Noronha Filho; Paula Luciana de Oliveira Vianna Meneses; Cláudio Daniel Silva Sales; José Elenor Silveira Pereira; Alexandra Alencar Siebra; Francisco José de Lemos; Antônio Eliezer Pinheiro; Jefferson Ramos Lopes; Gilson Silva de Castro; Pedro Coelho; Elaine Albuquerque Carmo Caetano.

No dia 23 (sexta), as atividades continuaram na Sede do Regional. Durante a manhã e a tarde, ocorreu o Seminário de Gestão que teve como público-alvo os conselheiros, delegados e presidentes e vice-presidentes das Comissões de trabalho. O objetivo do evento foi analisar o balanço das atividades desenvolvidas no primeiro semestre e apresentar os projetos e ações que estão em desenvolvimento e os que serão iniciados, além de discutir a Proposta Financeira e Orçamentária para o ano de 2023.

Na noite da última sexta, também aconteceu a solenidade de descerramento de placas de homenagens. A cerimônia teve como base a Resolução CRCCE n.º 455/2005, que dispõe sobre a indicação de nomes de contabilistas (in memorian) que tenham prestado relevantes serviços à classe contábil, constando seus nomes nas dependências do órgão. O Plenário do Órgão receberá o nome de “Plenário Marleide Diógenes Pinheiro”, a sala de curso 01 constará com o nome “João Maria Cacho de Galiza” e a sala de curso 02 constará com o nome “Maria Dorotéa Belfort Simões”. O evento contou com a participação dos familiares dos profissionais homenageados.

Para finalizar as atividades, o CRCCE realizou o torneio de Futebol Society (FUT7) no dia 25/09 (domingo). O evento contou com a participação de 14 equipes, mais de 100 participantes e aconteceu no Complexo Arena Champions. A equipe campeã foi o time da COESA Contabilidade. Como Vice-campeã, a equipe P&P Contabilidade.

Equipe de Comunicação do CRCCE
comunicacao@crc-ce.org.br