Juazeiro do Norte recebeu a primeira edição do Fórum Cearense de Contabilidade e Tributação

Nos últimos dias 03 e 04 de junho, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) realizou o Fórum Cearense de Contabilidade e Tributação – Edição Cariri. A cidade de Juazeiro do Norte recebeu a primeira edição do evento, no Auditório Beata Maria de Araújo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O projeto é idealizado pelo Desenvolvimento Profissional do CRCCE e contou com palestras de referências da área contábil. O objetivo do Fórum é levar, às diversas regiões do estado, um evento onde os profissionais da Contabilidade possam discutir temas atuais e relevantes para esse novo momento que atravessa a classe contábil. Foram cinco momentos de exposição de conteúdo, além de homenagens e apresentação de stand up comedy.

Na noite do dia 03, a abertura do evento foi marcada pela fala do presidente do CRCCE, Fellipe Guerra. Durante seu discurso, o presidente destacou a importância da realização do Fórum. “O Fórum, em Juazeiro, é o marco inicial dos grandes eventos do CRCCE no interior do estado para que todos os profissionais tenham acesso a conteúdos de qualidade, com palestrantes de excelência, e possam fomentar a sua Educação Continuada.”

O primeiro dia do evento contou também com a entrega de homenagens a profissionais da Contabilidade que são destaque na Região do Cariri. Foram homenageados: o técnico em contabilidade Francisco de Souza, que na ocasião foi representado por Chagas Feitosa Alencar; a técnica em contabilidade Jucia Aquino de Oliveira; o contador Emerson de Andrade Miranda; o contador Francisco Leite de Oliveira Filho; a técnica em contabilidade Francisca Lucinete Barbosa Mendonça; ao contador Jose Célio da Silva (in memorian), representado por Joana Darc de Lima; e, ao contador João Batista Siqueira Dodou (in memorian), representado por Maria José de Araújo Silva Dodou.

Na sequência, a palestra magna com o tema “O novo Contador: papéis, competências e desafios” foi apresentada pela professora e mentora em carreiras Aline Portela. Finalizando a noite, o comediante Henrique Vidal apresentou o stand up “Memórias expostas”.

Na manhã do dia 04, o evento iniciou com a palestra “A perícia judicial e a Contabilidade”, ministrada pelo Vice-presidente de Técnica do CRCCE, Adalberto Vitor. Em seguida, foi apresentado o painel “Fiscalização da Receita Federal e Malhas Fiscais” que contou as explanações do representante da RFB, Marcos Alexandre, além das participações do Vice-presidente de Integração Estadual do CRCCE, Rodrigo Gomes, e do Delegado do CRCCE em Juazeiro do Norte, Antonio Quirino.

Durante a tarde, o Fórum continuou a programação com a especialista em eSocial, Lana Cavalcante, que apresentou o tema “Práticas Trabalhistas: Como evitar penalidades”. E, encerrando a programação do evento, o presidente do CRCCE ministrou a palestra “Distribuição de lucros e os cruzamentos entre DIRPF x ECD x ECF”.

O Vice-presidente Rodrigo Gomes comentou sobre a realização do evento. “Foi um sucesso com uma grande adesão do público. Foi um momento ímpar de compartilhamento de informação e de interação, algo que estava faltando para a classe contábil caririense. Os temas apresentados abordaram várias vertentes da contabilidade e o feedback dos profissionais foi muito positivo.”

Estiveram presentes no evento: a conselheira do CRCCE, Tania Martins; os delegados do CRCCE, respectivamente, na cidade cidade de Icó, Leonardo Sousa, e na cidade de Iguatu, Felipe Nascimento; e o presidente da Comissão de Integração Estadual do CRCCE, Wilson Bezerra.

As próximas edições do Fórum Cearense de Contabilidade e Tributação estão programadas para ocorrer até o final do ano em todas as principais regiões do estado do Ceará.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: comunicacao@crc-ce.org.br