Receita Federal divulga que mais de 1 milhão de contribuintes devem corrigir dados para sair da Malha Fina

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022 começou no último dia 7, e segue até dia 29 de abril. A Receita Federal estima que 34,1 milhões de declarações deverão ser enviadas e que mais de 1 milhão de contribuintes devem corrigir os dados para sair da malha fina em 2022. Mas afinal, você sabe o que é Malha Fina e o que fazer para não cair nela?

Segundo o contador e presidente da Comissão dos Discentes de Ciências Contábeis do CRCCE, Camerino Lopes Furtado, a Malha Fina ocorre quando a Receita Federal encontra na declaração de renda alguma inconsistência com as informações que ela já tem daquele contribuinte. Com isso, o órgão coloca aquela declaração em “Malha Fina”, esperando que o contribuinte corrija ou justifique as informações.

“Quando não ocorre essa correção ou justificativa, é aí que o contribuinte pode ser penalizado com multa. Para evitar problemas com o leão e fugir da Malha Fina é importante contar com o profissional habilitado para entregar a Declaração de Imposto de Renda, o contador”, ressalta Camerino.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br