Lei de Liberdade Econômica e Atualizações da DIRPF 2022 foram os temas abordados no II Ciclo de Palestras do CRCCE

A Câmara de Desenvolvimento Profissional – Desprof, realizou a II edição do Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE, na sede da instituição, nesta quarta-feira (16). O evento abordou dois temas: Ferramentas de Implantação da Lei de Liberdade Econômica e Atualizações da DIRPF 2022.

O vice-presidente do Desprof, Francélio Cavalcante, deu as boas-vindas, abrindo oficialmente a programação. “São dois temas muito relevantes para a classe contábil. Em um momento, temos esclarecimentos prestados por representantes da Junta Comercial acerca das ferramentas necessárias para efetiva implantação da Lei de Liberdade Econômica e, em outro, as principais alterações para a declaração de imposto de renda em 2022”, explana.

Em seguida os palestrantes Caio Rodrigues (vice-presidente da JUCEC) e Eduardo Jereissati (Consultor de Negócios no Projeto Empreendedor Digital da JUCEC) iniciaram a palestra sobre “Ferramentas de Implantação da Lei de Liberdade Econômica”.

Eduardo explica que juntamente com o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, abordaram sobre a Lei da Liberdade Econômica e as ferramentas que a Junta Comercial, enquanto órgão de registro e integrador Estadual da Rede SIM, tem implementado ao longo dos anos e o que o órgão se propõem a entregar em questão de ferramentas, como serviço ao público, grande parte formado por profissionais da contabilidade.

“A Lei da Liberdade Econômica é uma legislação recente, do ano de 2019, que trouxe a dispensa de licenciamento para atividades econômicas de baixo risco e com isso se pretende que as empresas possam ser constituídas, e estejam aptas ao seu funcionamento de forma imediata, logo após o registro na Junta Comercial que por si só já tem a figura do registro automático. Ao final da nossa contextualização, apresentamos um projeto da Junta para o Ceará, “Empresas mais Simples”, em que as empresas possam ser constituídas de forma instantânea com  todas as licenças necessárias para o seu funcionamento”, ressalta o consultor de negócios no projeto Empreendedor Digital da JUCEC.

Na sequência, a contadora Patrícia Alves, ministrou a segunda e última palestra sobre IRPF 2022, um assunto super atual e muito relevante para a sociedade. “Fico muito feliz em estar participando do II Ciclo de Palestras e de forma presencial, aos  poucos os  contadores estão se sentindo à vontade para voltar a sua casa e se fazer presente. IRPF é um tema muito importante, e esse ano tem um tempo muito curto, encerrando no dia 29 de abril, e por isso é o momento de elucidar as dúvidas dos colegas, trocar ideias, passar as orientações iniciais para que todos possam fazer a melhor declaração possível para os seus clientes”, diz.

Por fim, a vice-presidente da Comissão Estadual de Voluntariado da Classe Contábil do Ceará, Jucileide Maria Silva Nogueira, falou sobre a destinação do IR. “Na ocasião, elenquei os principais pontos, tais como:  Quem pode Destinar; Por que Destinar; Benefícios para quem vai destinar; e Segurança para quem Destina para os Fundos Sociais. Explicando para os participantes que as doações podem ser feitas diretamente na Declaração de Ajuste Anual, como também é possível declarar durante o ano em curso”, conclui.

Equipe de Comunicação do CRCCE

Contato: imprensa@crc-ce.org.br