CRCCE Indica: lançamento do livro “Trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal”

Hoje, às 18h30, acontecerá o lançamento do livro “A Trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal – Da Gestação à Pandemia – Os efeitos nos Estados Brasileiros”,  do autor Alexandre Sobreira Cialdini. A sessão de autógrafos ocorrerá  no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, localizado na Av. Barão de Studart, 1980.

De acordo com Alexandre o livro é um manual de gestão pública e apresenta para gestores públicos e privados, técnicos e políticos como foi o processo de construção das regras fiscais no Brasil, a partir de um amplo trabalho de pesquisa nas bibliotecas de Câmara e Senado Federal, bem como no CPDOC da FGV. 

“Dentre as regras fiscais e orçamentárias o trabalho se debruça na Lei de Responsabilidade Fiscal, considerada inovadora no mundo como regra de primeira geração e faz uma análise dos indicadores de performance  fiscal, a partir de uma base econométrica e analítica do comportamento destes indicadores nos Estados brasileiros, antes da LRF com prolongamento até  período de pandemia, em 2020”, explica Alexandre. 

O autor também abre uma perspectiva crítica sobre as próximas regras fiscais, que precisam fortalecer as boas práticas e estimular modelos de ação coletiva institucional, que incorpore os municípios. “Provou que Estados como Ceará, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Alagoas passaram bem melhor pela crise da pandemia, por terem uma trajetória de equilíbrio fiscal. Provou que o Estado do Ceará, bem antes da LRF, na gestão Tasso, já tinha incorporado a importância do ajuste fiscal”, conclui.

O livro foi editado pela Editora Almedina e já se encontra para venda nos principais portais, inclusive no da própria editora. Para adquirir um exemplar basta acessar o link a seguir abaixo: https://m.almedina.com.br/produto/a-trajetoria-da-lei-de-responsabilidade-fiscal-10625)

Sobre o autor

Alexandre Sobreira Cialdini é economista pela Universidade de Fortaleza, tem mestrado em economia pelo CAEN, da Universidade Federal do Ceará, é mestre em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona. 

Alexandre também é especialista em políticas fiscais pela Cepal e pós-graduado em Finanças Públicas Avançadas pela Fundação Getúlio Vargas do RJ. Concluiu seu doutorado em 2019, na Universidade de Lisboa e defendeu sua tese no dia 26 de maio de 2020, em pleno epicentro da pandemia da COVID-19.

Atualmente Alexandre está trabalhando sua pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa com o tema: Governação Fiscal Interfederativa: Uma análise sobre experiências e dilemas nos municípios brasileiros, sob a orientação do Prof. Ricardo Ramos Pinto.

Serviço

Lançamento do livro “Trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal”

Data: 11 de março, a partir das 18h30

Onde: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (Av. Barão de Studart, 1980)

 

Equipe de Comunicação do CRCCE

Contato: imprensa@crc-ce.org.br