Em entrevista a TV Diário, o presidente do CRCCE fala sobre a regularização das empresas do Simples Nacional e a importância do contador para as ME’s e EPP’s

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Fellipe Guerra, concedeu entrevista para o jornal Diário na TV, pertencente ao Sistema Verdes Mares. A pauta da matéria foi sobre as novas medidas para regularização de dívidas de empresas do Simples Nacional anunciadas pela Procuradoria-Geral da Fazenda. As medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União de 11 de janeiro e já estão em vigor. O prazo de adesão estará aberto até às 19 horas do dia 31 de março de 2022.

O apresentador iniciou a matéria dando ênfase à situação dos empresários, donos dos seus próprios negócios, que enfrentaram dificuldades em pagar seus tributos em dia durante a pandemia, e que com os programas de regularização de dívidas lançados pela PGFN, possam regularizar a situação com mais facilidade. O presidente fez uma breve apresentação de cada programa.

“A primeira por meio da regularização do Simples Nacional, que é um parcelamento dessas dívidas que estão na dívida ativa, com uma possibilidade de desconto de até 100% no valor das multas e dos juros e o segundo que é Transação no contencioso tributário de pequeno valor, onde pode-se alcançar um valor de até 50% de desconto no valor da dívida a depender do tempo em que o empresário vai negociar os débitos”, explica.

Fellipe Guerra ressalta ainda que as empresas devem aproveitar a oportunidade para regularizar estes débitos e que o empresário deve buscar o contador da empresa na hora de tentar resolver a regularização do negócio. “É extremamente recomendado que as empresas procurem regularizar essas despesas e evitem dessa forma ter seus nomes inscritos no Cadin, pois isso acabará acarretando em problemas na hora de adquirir crédito nas instituições financeiras. Por isso, é muito importante que não se perca a opção pelo Simples Nacional, uma vez que essa opção se constitui, dentro do ambiente tributário, a mais adequada para as pequenas e micro empresas”, conclui.

Para assistir a matéria na íntegra, basta clicar no link abaixo: https://youtu.be/pepg3NPLaCs

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br