Conheça a Comissão de Estudos da Área Cooperativista do CRCCE

Na Cerimônia de Posse das Comissões de Trabalho, realizada no dia 28 de janeiro, as contadoras Maria Silvana Ribeiro da Costa e Ana Vladia Pereira Silva foram empossadas aos cargos, respectivamente, de presidente e vice-presidente da Comissão de Estudos da Área Cooperativista do CRCCE.

Segundo a presidenta Silvana Ribeiro, a Comissão tem como objetivo disseminar entre os profissionais da contabilidade do Estado do Ceará, que atuam no assessoramento a cooperativas, informações relevantes acerca da adoção de práticas contábeis uniformes, assim como a adequada aplicabilidade de normas tributárias específicas relacionadas a este tipo de sociedade. “O Intuito é que esta Comissão passe a atuar como catalisadora na implementação da contabilidade como instrumento de gestão, indispensável ao processo de monitoramento e análise gerencial, tornando-se manancial de subsídios econômico, financeiro e patrimonial à serem utilizados pelos stakeholders na tomada de decisões e gestão do empreendimento cooperativo”, explica a presidente.

Em relação ao planejamento do calendário de 2022, Silvana conta que está em fase de elaboração. “Todavia, entre minhas expectativas está a de impactar a atuação dos profissionais da contabilidade que atuem dentro do sistema cooperativo através da disseminação de informações que estejam em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade específicas para as entidades cooperativas em geral e ainda com aquelas que regulamentam a contabilidade das cooperativas dos ramos crédito e saúde, assim como o enfoque ao processo de adesão da convergência contábil às Normas Internacionais de Contabilidade, seja através de cursos, palestras, seminários, artigos técnicos, assim como através do fomento de visitas às cooperativas cearenses que apresentem elevado nível de governança corporativa”, destaca.

Silvana relata ainda que a Comissão tem como meta o estreitamento de relações do nosso regional com o sistema cooperativista representado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Ceará (OCB-CE) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (SESCOOP-CE). “Visando uma guinada exponencial no crescimento dos profissionais da área através de uma atuação mais ativa na expansão do modelo de negócio proposto em uma Sociedade Cooperativa”.

Já a contadora e vice-presidente desta Comissão, Ana Vladia Pereira Silva, menciona que disseminar os conhecimentos em prol do cooperativismo junto ao CRCCE, através desta Comissão, é desafiador e estimulante ao mesmo tempo. “Vamos apresentar como funciona um modelo de negócio socioeconômico, tendo como estímulo a oportunidade de elaborar propostas que desenvolvam o profissional da classe contábil, com auxílio de uma contabilidade especializada, com ferramenta de gestão. Isso trará a confiabilidade e credibilidade nas informações, seja perante os cooperados, os dirigentes, as entidades, aos bancos, entre outros”, relata.

A vice-presidente comenta também que o Sescoop recebeu o credenciamento como “Capacitadora” junto ao Conselho Federal/Regional de Contabilidade. “Isso nos dá amplitude para ofertar cursos que geram pontuação no Programa de Educação Continuada – PEPC do CFC/CRC”, discorre.

Os cursos autorizados já são: Contabilidade de Cooperativas para Contadores; Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes; Tributação de Cooperativas para Contadores; Tributação de Cooperativas para Dirigentes; e Governança Cooperativa: princípios e boas práticas.

No que diz respeito às primeiras ações a serem implementadas, a presidente aponta:

• Apresentar nossa comissão e seus respectivos objetivos para a classe contábil cearense, objetivando despertar o interesse nos profissionais da contabilidade que ainda não atuam neste segmento, para a representatividade econômico e social do sistema cooperativo para a economia do nosso Estado;
  • Destacar o impacto positivo do setor para a sociedade cearense através da geração de trabalho e renda, em especial para os micro e pequenos empreendedores que vislumbram a economia com um viés mais solidário como uma alternativa de sobrevivência no mercado;
  • Elaborar um relatório anual de atividades, assim como o calendário das nossas reuniões.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br