Conheça a Comissão de Ensino Acadêmico do CRCCE

Na Cerimônia de Posse das Comissões de Trabalho, realizada no último dia 28 de janeiro, a contadora e professora Marta Célia Chaves Cavalcante foi empossada ao cargo de presidente da Comissão de Ensino Acadêmico, e a contadora Julyanne Lages de Carvalho Castro, como vice-presidente.

Segundo a professora Marta, o objetivo da Comissão é criar uma integração entre as instituições de ensino superior e os docentes. “Temos o propósito de auxiliar na formação acadêmica de qualidade de acordo com as expectativas dos usuários da contabilidade”, explica a presidente, Marta Chaves.

A presidente destaca que a Comissão de Ensino Acadêmico possui como missões, os seguintes apontamentos: contribuir com as IES e Docentes no processo de Ensino e Aprendizagem do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis; Fomentar as IES e os Docentes do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis de ações e projetos que visem a qualidade acadêmica; Propiciar integração entre o CRCCE, as IES e os Docentes do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis na busca de um formação acadêmica contemporânea e inovadora; Contribuir para o desenvolvimento da profissão contábil no ambiente acadêmico, zelar pela ética e qualidade no desenvolvimento dos novos profissionais, atuando com transparência na proteção do interesse público.

Sobre o planejamento para 2022, Marta explica que os membros da Comissão foram divididos em cinco grupos de trabalhos, são eles: qualificação Docente; Proposta DCN/Matriz Curricular; NAF IES/CRCCE/ RFB/SEFIN/SEFAZ/TCE/TCM; Pesquisa Práticas Docentes CRCCE; Gestão Educacional e Atuação Docente. Cada GT possui as suas ações específicas, são elas:

– Os GT’s serão compostos de 3 membros efetivos da Comissão e até 5 membros participantes;

– O GT deverá apresentar à Comissão um PA (Plano de Ação) para o ano vigente;

– Mensalmente o GT se reunirá com a Presidência e Vice-presidência da Comissão para apresentar e discutir o andamento do PA e resultados das ações realizadas;

– O GT deve sempre que possível provocar debates da classe contábil impactadas com os projetos e ações;

– Em junho e dezembro será realizado o Painel de Boas Práticas dos GT’s da Comissão de Ensino Acadêmico para apresentação das ações, projetos e resultados realizados no semestre.

A contadora, Julyanne Lages de Carvalho Castro, expressa suas expectativas como vice-presidente da Comissão. “A expectativa é poder interferir positivamente, influenciando melhorias nas estruturas de ensino superior da contabilidade, no ensino com inovações e soluções a nossos docentes que passam a nossa ciência a frente adotando em sala, atualizações e metodologias ativas. Na pesquisa, essa Comissão terá a segurança e propriedade para deixar seu legado em pesquisa científica e na extensão com cursos, palestras, oficinas e demais formatos voltados a troca de experiência da comunidade acadêmica. Vamos focar em evoluir a contabilidade dentro das salas de aula e dar estrutura às Instituições de ensino superior para que percebam a importância dessa atualização no ensino superior de Ciências Contábeis”, conclui.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br