Conheça a Comissão de Contabilidade e Orçamento Público

Os contadores Leonides Ferreira de Holanda Júnior e Valberto Alves Abreu foram empossados na Cerimônia de Posse das Comissões de Trabalho, realizada no último dia 28 de janeiro, aos cargos de presidente e vice-presidente da Comissão de Contabilidade e Orçamento Público do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará.

Segundo o presidente Leonides Ferreira, o objetivo da Comissão de Contabilidade e Orçamento Público é representar o segmento de profissionais que atuam junto ao setor público, com o intuito de orientar o exercício da sua atividade, bem como servir de interlocutor junto a órgãos como o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros.

Leonides Ferreira ressalta que o planejamento para a Comissão vem de encontro com a sua perspectiva como presidente. “Vamos estreitar relações com os órgãos através de acordos de cooperação técnicas, bem como promover eventos de capacitação para os profissionais, específicos para a área pública, além de desenvolver projetos e programas para o bom desempenho desses profissionais”, explica.

Já o contador e vice-presidente desta Comissão, Valberto Alves Abreu, relata que suas expectativas são de auxiliar a presidência dividindo responsabilidades e conduzindo a Comissão quando necessário. “Espero que essa Comissão de Contabilidade e Orçamento Público faça um trabalho atuante colocando as discussões técnicas sempre em primeiro lugar. Desde o advento das NBCASPs e do Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis, tem-se um grande desafio para a adequabilidade de procedimentos contábeis. Temos a expectativa de deixar todos os contadores que atuam na área pública, devidamente atualizados quanto às decisões tomadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e Tribunal de Contas do Estado do Ceará”, ressalta.

No que diz respeito às primeiras ações a serem implementadas nesse semestre de 2022, o presidente discorre. “Bom, a primeira ação já foi executada, que foi a realização da reunião com o TCE/CE – Tribunal de Contas do Estado do Ceará, onde pleiteamos a prorrogação do envio do SIM – Sistema de Informações Municipais, bem como o RREO – Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária das prestações de contas mensais municipais, onde obtivemos êxito e nosso pedido foi atendido prontamente pelo presidente do órgão que na mesma ocasião já sinalizou interesse na participação de membros da nossa Comissão para compor uma comissão do próprio TCE/CE no que tange a reformulação do SIM”, diz.

Leonides destaca ainda que outra ação importante que a Comissão está trabalhando para desenvolver o mais breve possível é a capacitação para os contadores públicos sobre a nova lei de licitações n° 14.133. “Será de grande valia para os profissionais, além de criar dentro das comissões, áreas de estudos para abranger mais profissionais que queiram contribuir para o bom desenvolvimento da contabilidade e orçamento público”, conclui.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br