Conheça a Comissão CRC nas Escolas

Na Cerimônia de Posse das Comissões de Trabalho, realizada no último dia 28, a contadora Alexandra Alencar Siebra foi empossada ao cargo de presidente da Comissão CRC nas Escolas, e a contadora Welynadia Rodrigues Pereira como vice-presidente.

Segundo Alexandra, a decisão sobre a futura profissão é uma escolha importante na vida de qualquer um, principalmente para jovens que ainda não têm maturidade e conhecimento de mundo. “Nesse sentido, para se decidirem, os estudantes buscam conhecer o que faz o profissional, quais as habilidades necessárias para a atuação e como é valorizado pelo mercado de trabalho, dentre vários outros fatores. A percepção incorreta por parte dos alunos do ensino médio, poderia desviar alguns pretendentes à área”, explica Alexandra.

Para contextualizar sua fala, a presidente cita a autora Miranda et al. (2013, p.14) “a escolha profissional é um processo complexo para os jovens que finalizam o ensino médio, pois eles enfrentam uma situação de conflito, que envolve ansiedade e dúvidas, entre outros sentimentos nessa fase da vida”, destaca.

Diante do exposto, a Comissão CRC nas Escolas tem como objetivo evidenciar o papel do profissional de contabilidade no século XXI. “Ressaltar que a profissão está, cada vez mais, preparada para enfrentar os desafios da sociedade e, portanto, a comissão terá como foco oferecer informações sobre a diversidade da atuação do profissional, quebrando paradigmas sobre a profissão e oferecendo evidências para que os interessados reconheçam as vantagens competitivas para sua atuação no mercado”, ressalta a presidente.

Sobre as expectativas, Alexandra discorre que pretende presidir as reuniões e legitimar as ações decididas por todos os membros. “Teremos como foco a participação coletiva dos coordenadores de cursos superiores, professores e profissionais na elaboração do plano de ação que atenda as escolas da capital e do interior”. A presidente destaca ainda que o objetivo é o de fomentar, planejar, apoiar e executar ações que possibilitem a conscientização do papel do profissional de contabilidade e disseminar informações que reconheçam o protagonismo de sua atuação em cenários diversos, principalmente em ambientes complexos e dinâmicos.

Sobre as primeiras ações a serem implementadas no semestre de 2022, Alexandra destaca:

Traçar uma linha de atuação que se inicia com o levantamento das escolas do Ceará com ensino médio regular ou técnico;

Disseminar entre os coordenadores de curso de ensino médio a importância e a força social da classe contábil no Brasil e como há a necessidade de discutir com alunos as diversas possibilidades que a profissão oferece;

Despertar nos alunos de ensino médio (escolar) o interesse para o curso de Ciências Contábeis, demonstrando o valor da profissão contábil no Brasil e no Mundo;

Disseminar entre os jovens profissionais a importância e a força política e social da classe contábil no Brasil, as competências necessárias para ter protagonismo na sociedade promovendo o desenvolvimento da sociedade;

Promover projetos de capacitação para as oportunidades, diante das diversas áreas de atuação da profissão.

Equipe de Comunicação do CRCCE
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