Comissão de Tributos Estaduais e Municipais realiza a sua primeira reunião

Nesta última quinta-feira (10), ocorreu a primeira reunião da Comissão de Tributos Estaduais e Municipais – CTEM. A ocasião contou com a presença dos 17 membros que juntos deliberaram assuntos técnicos que serão tratados no decorrer do ano, como também a programação das próximas reuniões.

Dentre os diversos pontos discutidos, os participantes abordaram a questão de fazer com que os conteúdos técnicos alcancem o maior número possível de profissionais e estudantes de contabilidade. “Sabemos que muitos são consumidos pelo trabalho em excesso e não há muito tempo para um aperfeiçoamento técnico ou uma reciclagem de qualidade. Então, temos essa preocupação em atender esses grupos, para que eles consigam se inteirar das mais recentes atualizações”, menciona.

Seguindo com o presidente, Lourenço Júnior, a Comissão vem com a proposta de se verticalizar nos estudos, tanto da legislação tributária material como processual. Também pretende atuar nas instituições de ensino superior, objetivando desmistificar tanto o ICMS, como também outros tributos estaduais e municipais. “A ideia é complementar às disciplinas teóricas, mas de forma prática e, assim, destruir o bicho papão que por muitas vezes causa um bloqueio nos estudantes quando se fala de tributos”, explica.

Lourenço informa ainda que em março a Comissão irá trabalhar o primeiro tema definido que é o ICMS, na sequência será Contribuição de Melhoria e ITCMD. “Assim, vamos seguir abordando sobre os Tributos Estaduais e Municipais, como também a Matéria Processual. Essa é a meta até o final de 2022”, conclui.

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br