Francélio Cavalcante, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, fala com a TV O Otimista sobre Planejamento Estratégico e Financeiro para Empresas

“Planejamento estratégico financeiro para empresas: o papel do contador neste contexto” foi a pauta da entrevista que o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Francélio Cavalcante, concedeu para a TV O Otimista, jornal Economia & Mercado.

Perguntado sobre o que deve constar no planejamento e de que forma o empreendedor deve pensar na hora de elaborar as estratégias, o vice-presidente fez uma análise, iniciando sua fala explicando o que é um planejamento estratégico financeiro “um planejamento estratégico nada mais é que um caminho a ser seguido por uma empresa. Um desenho que o empreendedor e/ou empresário traça para alcançar um objetivo”.

O especialista destaca ainda que nesse momento de desenho e de possibilidades, os empresários devem estar apoiados pela contabilidade, pois ela é um instrumento mais preciso para orientar possíveis cenários. “Afinal a contabilidade possui o registro histórico das operações que as empresas efetuaram. Junta-se, o registro histórico, mais o conhecimento dos cenários, da legislação, daquilo que está acontecendo ao redor das organizações, se tem uma bússola para que o empresário tome realmente as melhores decisões, se organize e planeje onde quer realmente chegar”, pondera.

Sobre o momento ideal de fazer esse planejamento, o vice-presidente explica que existem diversos momentos ideais, tanto para a elaboração como para a revisitação. “Se o empreendedor vai iniciar um negócio, é interessante que se tenha o apoio de um contador experiente que possa orientar as melhores alternativas para iniciar com o pé direito. No caso de uma empresa que já tenha um prazo de maturação maior, esse planejamento precisa ser revisitado a todo instante. Isso vai garantir que as tomadas de decisão sejam as mais acertadas possíveis”, diz.

Para assistir a entrevista na íntegra, clique no link ao lado: https://www.tvotimista.com.br/video/economia-e-mercado-19-01-2022/

Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br