CRCCE promove mutirão tira-dúvida de regularização do MEI

Em razão da alta demanda do Zap MEI, serviço que utiliza o WhatsApp para responder dúvidas frequentes sobre a regularização de débitos dos microempreendedores, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) promoverá mutirão de atendimento presencial. O tira-dúvidas acontecerá no dia 29 de setembro, das 9h às 16h, na sede do CRCCE (Av.da Universidade, 3057, Benfica).

O Zap MEI é uma iniciativa inédita e gratuita coordenada pela comissão de WhatsApp MEI do CRCCE, por meio do número: (85) 9 8760.8264. Na última semana, cerca de 800 contribuintes foram orientados pelos profissionais da contabilidade participantes. As perguntas podem ser encaminhadas por mensagem de texto, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e serão respondidas por profissionais da contabilidade, por ordem de envio. Ressalta-se que não serão aceitas mensagens de áudio.  O prazo para regularização é até 30 de setembro.

A iniciativa reforça o compromisso social do CRCCE com a população. “Os profissionais da contabilidade detém grande conhecimento sobre o gerenciamento dos negócios e podemos contribuir com as pessoas, a partir do esclarecimento das dúvidas mais frequentes”, informa a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa.

Apesar do auxílio para sanar as dúvidas do MEI, recomenda-se o auxílio do profissional da contabilidade para evitar qualquer penalidade por parte do fisco.

A Receita Federal prorrogou até o dia 30 de setembro o prazo para microempreendedores individuais (MEIs) regularizarem débitos de tributos com a União (INSS e outros), estados (ICMS) e municípios (ISS) antes de serem incluídos na dívida ativa. O período venceria no dia 31 de agosto, mas foi prorrogado oferecendo mais tempo para regularização dos empreendedores.

Os débitos em aberto no mês de outubro serão enviados para inscrição na Dívida Ativa da União. Os Microempreendedores Individuais inadimplentes estão sujeitos a enfrentar dificuldades na obtenção de financiamentos e empréstimos.