CRCCE realiza sessão plenária de agosto de forma virtual

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) iniciou as sessões plenárias do segundo semestre, nesta segunda-feira, 23, de forma virtual.  Coordenada pelo presidente do CRCCE, Robinson de Castro, o momento foi acompanhado de vasta pauta de julgamento de processos, pareceres e divulgação dos próximos eventos.

Durante o Relato das Câmaras, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa, ressaltou a retomada de eventos presenciais, após a atualização das medidas do decreto estadual de combate à Covid-19 e autorização para eventos, dentre eles, o “Integrar e Desenvolver”, que acontecerá no dia 04 de setembro, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). As novas capacitações levarão conhecimento e inovação a todos os profissionais contábeis dos municípios cearenses.

Destaca-se, ainda, a XVI Convenção de Contabilidade do Ceará 2021, de  22 a 25 de setembro, em formato inovador e totalmente gratuito, com a expectativa de receber cerca de cinco mil participantes. Com o tema “Universo da atuação contábil no Brasil”, o evento terá formato híbrido e apresentará o que há de mais atual e relevante no mundo da contabilidade, com a presença de 13 palestrantes de renome nacional. As inscrições estão abertas no site do CRCCE.

Em continuidade à pauta do dia, o vice-presidente de Ações Institucionais, Eliezer Pinheiro, explanou sobre a participação na reunião do Fórum Regional da Administração Tributária Federal-3ª Região Fiscal (CE/PI/MA), ocorrido no dia 10 de julho. Na ocasião, a adoção pela RFB do SicalcWeb em substituição ao APP Sicalc foi questionada, além das dificuldades no agendamento de atendimentos da RFB. A  Superintendência de Fiscalização – SUFIS também foi contestada a acerca das Malhas Fiscais Pessoa Jurídica em Andamento: Operação GFIP – Falso Simples;  Operação ECF Zerada e Operação Fonte Não Pagadora.  “Cumprimentamos o coordenador Marcus Quaresma por suas explanações sobre o SicalcWeb e sua receptividade diante das críticas e sugestões, bem como o Superintendente da 3ª RF pela excelência do evento”, ressaltou o conselheiro.

O presidente Robinson parabenizou pela otimização da gestão patrimonial. “Estamos empenhados em resolver os gargalos do Conselho desde o início da gestão”, pontuou.