CRCCE e Jucec apresentam live especial sobre as novas assinaturas avançadas

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRCCE) e a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) realizarão, na próxima terça-feira, 20/07, live especial sobre as assinaturas avançadas, nova forma de certificação eletrônica de documentos. O evento virtual acontecerá das 14h às 16h, no canal do YouTube do CRCCE.

O sistema está em funcionamento no estado desde março. As assinaturas avançadas fazem parte do Projeto Empreendedor Digital, que conta com a parceria de nove juntas comerciais de todo o Brasil e o apoio do Sebrae e do Governo Federal, por meio do Portal Gov.br; do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).

De acordo com o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, o sistema possibilita a obtenção de assinaturas eletrônicas de maneira ágil, célere e gratuita. Nos primeiros meses da implantação das assinaturas avançadas no Ceará foram realizados 22.840 registros de documentos (constituição, alteração ou extinção), sendo 15.835 de microempresas, sem considerar os MEIs; 2.217 empresas de pequeno porte; e 4.788 dos demais portes. Destes, 7.716 são do segmento do comércio; 2.001 da indústria e 13.123 do setor de serviços. Do total dos registros 11.297 foram registrados na Capital e 11.543 nas demais localidades do Estado. O período considerado foi de 19 de março a 24 de junho de 2021.

O CRCCE está sempre em diálogo com os órgãos públicos para melhoria dos serviços e orientar os profissionais sobre as mudanças tecnológicas. “O evento permitirá conhecer os benefícios e funcionalidades dessa nova modalidade da Junta Comercial, além de contribuir para o aperfeiçoamento da ferramenta”, ressalta a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa.

A live Assinaturas Avançadas por meio de Selos de Confiabilidade e Código de Segurança contará com a participação do vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, e mediação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa, além do contador Levy Guedes como debatedor.