Em evento híbrido, Sistema CFC/CRCs comemora 75 anos de existência e celebra representatividade da profissão contábil

Foto: Samuel Figueira

Abertura do seminário comemorativo aconteceu na manhã desta quinta. Mesa virtual contou com a presença de representantes das principais entidades contábeis

Por Amanda Oliveira/ Comunicação CFC

Há 75 anos, o Brasil deu um grande passo rumo ao desenvolvimento econômico e sustentável ao reconhecer a essencialidade dos profissionais da contabilidade. O marco para a classe foi a criação, em 27 de maio de 1946, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que juntos formam o Sistema CFC/CRCs. Na manhã desta quinta-feira (27/5), aconteceu a abertura do seminário comemorativo ao aniversário do sistema CFC/CRCs, realizado, em formato híbrido, no hotel Golden Tulip, em Brasília (DF).

Para abrir a programação, a mesa, realizada de maneira virtual, foi composta por Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Adeildo Osório de Oliveira, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); Rúbia Albers Magalhães, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), representando todos os presidentes dos CRCs; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC nas gestões 2004-2005 e 2014-2017 e detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra; Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e Valdir Coscodai, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Cerca de 300 pessoas assistiram ao evento por meio da transmissão em tempo real no canal do CFC no YouTube. O formato híbrido e o atendimento às normas de distanciamento social foram adotados para garantir a segurança dos participantes presenciais e reduzir os riscos de disseminação da covid-19.

A programação seguirá na parte da tarde. O painel “75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro” será realizado às 14h. Os contadores Maria Clara Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira serão os painelistas e a moderação ficará por conta de Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Por fim, Antoninho Marmo Trevisan, contador e presidente da Trevisan Escola de Negócios irá ministrar a palestra “Passado, presente e futuro da profissão”, com moderação de Zulmir Breda, presidente do CFC.