CRCCE retoma serviço de tira-dúvidas do Imposto de Renda

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) disponibiliza o serviço que usa o aplicativo WhatsApp para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O Zap Leão 2021, como é conhecido, estará disponível até 30 de abril, último dia da entrega da declaração, no número (85) 99239.3568.

O atendimento é realizado por profissionais da contabilidade das 8h às 17h. As perguntas devem ser enviadas por escrito. “A grande novidade apresentada pela Receita Federal este ano foi a obrigatoriedade de incluir o auxílio emergencial, concedido pelo Governo Federal em razão da pandemia do COVID-19, nos rendimentos tributáveis”, ressalta a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa.

A pessoa física que recebeu auxílio emergencial e outros rendimentos que ultrapasse o valor de R$ 22.847, 76 deverá devolver o valor excedente para o governo. Outra novidade é a ampliação de acesso a declaração pré-preenchida. Até o ano passado, as pessoas que possuíam certificado digital não tinham acesso.

Ao todo, onze membros do CRCCE estarão disponíveis para tirar dúvidas de profissionais da contabilidade e contribuintes. Em 2020, mais de 800 respostas foram fornecidas durante o período de entrega da declaração.