Programa de Educação Profissional Continuada: prazo de prestação de contas é prorrogado

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) anunciou, nesta quinta-feira (17), a prorrogação dos prazos para prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), referentes aos exercícios de 2019 e 2020, em razão da retomada do Sistema Web EPC – no momento, o sistema já está disponível para os CRCs e as capacitadoras.

Segundo a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CFC, o Sistema Web EPC, que é utilizado para gerir o Programa, ficou inoperante por alguns meses, em 2020, em decorrência do severo ataque cibernético ao site do CFC, ocorrido no mês de maio deste ano. Vários sistemas do CFC foram prejudicados, mas, gradualmente, estão voltando a operar.

Responsável pelo gerenciamento do PEPC, a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional informa que muitas atividades tiveram suas evidências documentais perdidas em função do ataque cibernético aos sistemas do CFC e precisam ser recuperadas junto aos profissionais e capacitadoras.

A prorrogação dos prazos de prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada ficou estabelecida da seguinte forma:

Atividade Prazo definido em norma novo prazo
Prestação de contas, pelos profissionais, no sistema 31/01/2021 31/03/2021
Limite para o envio, no sistema, das informações pelas capacitadoras 15/01/2021 27/02/2021

Educação Continuada

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG) 12, “a Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil”.

A atividade EPC é desenvolvida por meio do Programa – PEPC.

Veja também as mudanças no PEPC com a aprovação da NBC 08.