CRCSP realiza plenária institucional, com transmissão ao vivo e discussão dos principais temas da profissão

por CRCSP

O CRCSP realizou em 15 de outubro de 2020 mais uma sessão plenária institucional, com transmissão ao vivo no canal do Conselho no Youtube e a presença de representantes de entidades de todo o país. A reunião dos conselheiros, que tem como objetivo a aprovação de projetos e a discussão de temas gerais da profissão, teve a participação de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão plenária e lembrou que em 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor. “Parabenizo aqui os profissionais da área acadêmica pelo Dia do Professor. Esta é uma profissão abençoada que merece todos os nossos aplausos”, declarou Donizete.

Para falar sobre as ações desenvolvidas em prol dos profissionais da contabilidade e da sociedade em geral, participaram da sessão plenária institucional a vice-presidente de Registro do CFC, Lucélia Lecheta, os presidentes do CRCCE, Robinson Passos de Castro e Silva, do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, e o presidente do CRCSP na gestão 2000-2001, Victor Domingos Galloro.

Também participaram da plenária o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, o diretor Técnico do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

Unidos pela profissão

O presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, representou as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e destacou a importância da cooperação e integração entre as entidades. “Em um momento como este que temos vivido, em razão da pandemia da Covid-19, esta união entre as entidades contábeis nos permite prestar um serviço de mais qualidade aos profissionais, que engrandeça a Contabilidade e beneficie a sociedade”, destacou Pires.

O vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, as ações desenvolvidas na atual gestão e o processo de modernização implementado pelo Conselho para que os serviços de registro de profissionais e organizações contábeis não fossem interrompidos durante a pandemia, mas sim, aprimorados.

As ações do Sistema CFC/CRCs na área de Registro foram temas da apresentação da vice-presidente de Registro do CFC, Lucélia Lecheta, que falou também sobre a realização do Exame de Suficiência. “A segunda edição do Exame em 2020 ocorrerá em 8 de novembro, das 9h30 às 14h. O desafio será maior ainda, mas o aprendizado que tivemos na primeira edição fará com que tenhamos sucesso na aplicação”, resumiu Lecheta.

Robinson Passos de Castro e Silva falou sobre as ações desenvolvidas pelo Conselho cearense para superar os desafios impostos pela pandemia e sobre a atuação dos profissionais contábeis neste período. “Algumas pessoas falavam que a profissão contábil iria se extinguir, mas o que observamos é exatamente o oposto. A profissão contábil está ainda mais relevante neste momento. Com as novas tecnologias, a profissão dará um novo salto e poderemos evoluir cada vez mais na relação com nossos clientes”, afirmou o presidente do CRCCE.

Victor Domingos Galloro falou em nome dos presidentes do CRCSP e parabenizou o Conselho Diretor e os conselheiros da entidade pela condução dos trabalhos. “Faço votos de sucesso a todos do CRCSP, porque não é fácil todo o trabalho que vocês desenvolvem”, declarou o presidente da gestão 2000-2001.

Importância dos profissionais da contabilidade nas eleições

A realização das eleições municipais, os protocolos de segurança adotados e a importância dos profissionais da contabilidade no planejamento das campanhas, acompanhamento e prestação de contas foram temas da explanação do presidente do TRE-SP, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, na plenária.

Sobre as medidas para a realização das eleições municipais durante a pandemia, o presidente do TRE-SP explicou que a Justiça Eleitoral desenvolveu protocolos de segurança que assegurem a integridade de todos. “Estes protocolos foram feitos para proteger a saúde de todos. Por sua vez, o voto de todos vai proteger a saúde da nossa democracia”, declarou o desembargador.

Sobre os desafios do próximo pleito, Campos Júnior destacou o combate às fake news e à corrupção. Sobre esta última, ele ressaltou que a atuação dos profissionais contábeis é fundamental. “Os profissionais da contabilidade têm hoje uma posição diferenciada no processo eleitoral, especialmente na questão de legitimidade de todo o pleito”, declarou o presidente do TRE-SP.

“Eu tive a oportunidade de acompanhar todo o processo que tornou obrigatória a participação dos profissionais da contabilidade nas campanhas eleitorais, o que hoje é uma realidade e contribui para que tenhamos eleições mais éticas e transparentes. É tranquilizador saber que contamos com instituições legítimas como o TRE-SP, que possibilitam eleições com transparência, segurança e qualidade”, pontuou o presidente Donizete ao final da plenária.

A sessão plenária do CRCSP pode ser conferida na íntegra no canal do CRCSP no Youtube.