15 mil profissionais participam do Conecon

Realizado pelos CRCs dos nove estados do nordeste, a Conexão Nordeste de Contabilidade inova ao realizar um evento 100% on-line

Por Fabrício Lourenço
Assessoria de Comunicação da Conecon

Histórias ou casos de sucesso costumam ser contados de várias formas, por muitos anos,   por pessoas ou entidades que ajudaram a construí-las ou participaram delas. Os Conselhos Regionais de Contabilidade do Nordeste, por exemplo, terão muito que contar e comemorar por alguns anos: em uma iniciativa inédita, os presidentes dessas entidades realizaram a primeira edição 100% on-line da Conexão Nordeste de Contabilidade – Conecon, que reuniu, durante os três dias de atividades, mais de 15 mil profissionais de contabilidade em todo do país. Motivos para comemorar não faltam.

Com o lema “Vamos contar a nova história”, a Conecon deu um passo importante e inaugurou uma nova era na realização de eventos interativos. “A pandemia reinventou a forma de nos comunicarmos. Mesmo de longe, conseguimos reunir um público contábil significativo que aprovou a nossa programação técnica”, afirmam os presidentes dos CRCs que organizaram o evento.

Com inscrições gratuitas e conteúdo programático pontuado pelo Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, o evento iniciou as atividades na manhã do dia 21 com minicursos que trouxeram assuntos de qualidade para os profissionais. Foram quase 70 renomados palestrantes que abordaram temas de interesse para a classe contábil.  Para guiar os participantes, a Conecon foi dividida pelas Trilhas da Aprendizagem, intituladas em Inove, Recomece, Desenvolva e Transforme.

O grande momento do evento aconteceu na solenidade e abertura que contou com a participação dos presidentes do CRCs do Nordestes; da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCCE, Augusta Barbosa, que representou o presidente do CRCCE;  do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeíldo Osório de Oliveira; da presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Dantas Júnior; e do presidente do CFC, Zulmir IvânioBreda.

Destaque, ainda, para a palestra magna do evento proferida pelo prof. Gil Giardelli que trouxe o tema “Gestão do presente, do futuro e a gestão da inovação. Contador, qual caminho a seguir?”.

Nos dois 22 e 23, as atividades da Conecon não pararam: minicursos e palestras lotaram as salas on-line administradas pelos Conselhos Regionais. Questionados sobre uma segunda edição do evento, os presidentes foram unânimes: “agora que começamos, não podemos parar de contar a nova história. A cada evento, um novo propósito”.  Os presidentes dos Conselhos Regionais do Nordeste são: CRCAL, José Vieira dos Santos; CRCBA, prof. ACR; CRCCE, Robinson Passos de Castro e Silva; CRCMA, Sergio Murilo; CRCPB, BrunnoSitônio; CRCPE, Maria Dorgivania Arraes Barbará; CRCPI, Regina Claudia Soares do Rêgo Pacheco; CRCRN, ErivanFerreira Borges; CRCSE, Vanderson da Silva Mélo.

A Conecon contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da  Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e foi patrocinada pelo Sebrae, Fortes Tecnologia, BSSP Centro Educacional e Thomson Reuters.

Conecon em números

Número de inscritos: 15 mil