Conbcon Acadêmico 2020 – MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: A EVOLUÇÃO DA MULHER CONTABILISTA BRASILEIRA ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2019

Autores: ADRIANA LEÔNIDAS DE OLIVEIRA E TALITA SOUZA AGUIAR

Resumo: O quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável trata-se de “ Alcançar a Igualdade de Gênero e Empoderar todas as Mulheres e Meninas, dá continuidade e aprofunda o compromisso com a construção da igualdade de gênero e com os direitos de todas as mulheres e meninas (ODS,2017). Com isso a presente pesquisa tem por objetivo de analisar a evolução da participação da Mulher Contabilista Brasileira, verificando a participação da mulher nos Conselhos Regionais de Contabilidade e o percentual de mulheres profissionais de contabilidade no Brasil. Quanto à técnica de coleta de dados estão fundamentadas em uma pesquisa documental, Os dados coletados foram organizados, tratados e analisados utilizando-se a estatística descritiva e o software utilizado para realizar a compilação e análise dos dados foi o Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Entre 2009 e 2019 houve um aumento de 85% da participação feminina, onde houve um aumento significativo no ano de 2010 com 47% a mais quando comparado com o ano de 2009.Concluí-se que a participação da mulher na profissão contábil teve uma evolução quase dobrada nos últimos dez anos, não apenas como profissionais de contabilidade como também a participação na liderança de Conselhos Regionais de Contabilidade, em que algumas regiões obteve maior participação e outras menores.

MAIS INFORMAÇÕES

• ÁreaAuditoria, Perícia e Normas Contábeis e Contabilidade Internacional.
  • Idioma do ArtigoPortuguês
  • Nº de Páginas11 páginas
  • Palavras ChaveDesenvolvimento Humano. Igualdade de gênero. Mulher Contabilista. Profissão.
  • AutorAdriana Leônidas de Oliveira
    adrianaleonidas@uol.com.br