Conheça a Vice-Presidência de Integração Estadual do CRCCE

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) busca atender a demanda estadual da classe contábil nos processos de fiscalização, registro e qualificação profissional por meio das delegacias regionais do interior do Estado. Em 2020, o CRC/CE pretende criar uma nova Comissão de Delegados, conforme a Resolução CFC n° 1.557/2018. Dentre as ações, uma agenda positiva de qualificação profissional deverá ofertar mais qualificação para todo o Estado.

As Delegacias atendem os profissionais da Contabilidade e disponibilizam os mesmos serviços oferecidos na Sede, como encaminhamento de toda a documentação relativa ao registro dos profissionais contábeis, cadastro das empresas de serviços contábeis, requerimentos, ofícios e representações à sede do Conselho.

De acordo com o vice-presidente de Integração Estadual, Emerson Andrade, nos próximos dois anos o trabalho será voltado a aproximar os profissionais do interior às ações do CRC/CE. “Estamos desenvolvendo junto com o setor de Desenvolvimento Profissional uma agenda positiva, que visa entregar mais qualificação para todo o Estado de forma prática e eficiente”, ressalta.

Confira, abaixo, a entrevista com Emerson de Andrade;

1 ) Quais os principais desafios à frente da Vice-Presidência de Integração Estadual?

Emerson de Andrade – Pretendemos fazer uma gestão com participação ativa dos delegados. Eles são quem mais sentem e conhecem as dores dos profissionais que labutam no interior. É uma realidade completamente diferente da capital e das regiões metropolitanas. Realidade que eu conheço bem por também ser do interior. Comecei minha carreira na minha cidade natal, Campos Sales, e conheço muito bem as dificuldades dos meus colegas. Estou radicado em Juazeiro do Norte há 15 anos, uma cidade que já oferece melhores possibilidades, mas continuo conectado e consciente das dificuldades e desafios dos colegas das pequenas cidades.  Por isso trabalharemos com foco na qualificação ao alcance de todos. Nosso maior desafio é levar a todos os contabilistas do Estado as ferramentas que eles precisam para passarem a um novo patamar na profissão. Todos dizem que a contabilidade está em transformação, que os profissionais precisam se reinventar, mas ninguém disse ainda claramente o que eles precisam fazer dentro de seus escritórios para chegarem lá. Essa é nossa missão.

2) Quais serão as primeiras ações da Vice-Presidência de Integração Estadual?

Emerson de Andrade – A primeira medida será resolver as pendências relacionadas aos mandatos dos delegados. Como eles serão peças fundamentais nesse processo, precisamos definir o time que nos ajudará a colocar em prática nosso planejamento o quanto antes. Para isso teremos que seguir a determinação do CFC quanto ao processo de escolha desses representantes e, logo em seguida ,instruí-los sobre as ações e projetos que temos para o interior.

3) O que haverá de mudança?

Emerson de Andrade – Vamos propor algumas mudanças e começar pelos eventos no interior. O formato de palestras presenciais de 3h, 4h, não atrai mais os profissionais. Então estamos testando alguns novos formatos para entendermos as demandas e conseguirmos chegar ao profissional. Existem alguns ajustes que precisamos fazer, principalmente na área de tecnologia do Conselho. Investiremos pesado no ensino de Educação a Distância de qualidade, com geração de conteúdos próprios, relevantes e atualizados. Já para os eventos presenciais, priorizaremos o formato de cursos com pelo menos 12h/aulas, com temas que sejam atraentes para os profissionais. Alguns eventos durante o ano com um porte maior serão mantidos, visando trazer inovação, ferramentas e um olhar macro da contabilidade e do contexto em que nossa profissão está inserida.

Perfil Emerson Andrade

Emerson de Andrade Miranda, contador formado pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, pós-graduado em Gestão tributária pelo Centro Universitário Unileão, sócio diretor da Prime Contabilidade, vice-presidente da Associação dos Contabilista da Região do Cariri Cearense – ACRECE, professor e palestrante na área tributária. Conselheiro e Vice-presidente de integração do CRC/CE.