CRCCE apresenta balanço semestral de cursos e eventos durante sessão plenária

Os membros do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) se reuniram em plenária, na última segunda-feira (23/09). A sessão foi presidida pelo vice-presidente de Fiscalização, Otacílio Valentim, e prestigiada pelo ex-delegado de Camocim (CE), Nagel Cunha.

Na ocasião, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Eduardo Araujo, apresentou avanços significativos no tocante à adesão da classe contábil aos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e apresentou balanço semestral dos resultados. A partir da parceria firmada entre as entidades CRCCE e CRCSP de forma inédita, uma nova fase do Programa de Desenvolvimento Profissional possibilitou o compartilhamento da plataforma online de conteúdo a distância do Regional São Paulo. Com isso, os profissionais conquistaram mais uma opção para atualizar seus conhecimentos e obter a pontuação exigida para o cumprimento da norma NBC PG 12 (R3), beneficiando 1.140 profissionais no primeiro semestre de 2019 ao todo.

O CRCCE também promove diversos cursos e eventos presenciais. Somente no primeiro semestre do ano, mais de 80 eventos foram realizados no Ceará, sendo 45 na capital e 38 no interior, beneficiando 1.474 profissionais da contabilidade no período. “Estamos avançando muito em EAD. Como está havendo essa aceitação (da classe contábil) acredito que devemos investir em novos cursos de qualidade na modalidade de ensino a distância”, afirmou Eduardo Araujo.

O vice-presidente de Registro, Flávio Gusmão, também ressaltou a realização da cerimônia de entrega de registro profissional para cerca de 30 novos contadores, no dia 16 de setembro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza). O evento teve como patronesse a contadora Débora Maria Goiana Pereira.

Em razão de processo licitatório para a contratação de empresa responsável pela confecção de carteiras, conduzida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os profissionais que solicitarem a carteira de identidade profissional receberão o seu número de registro profissional, após a validação dos documentos necessários, e podem exercer a profissão contábil com todas as suas prerrogativas. Porém, somente no modelo digital. O novo modelo não virá mais com o chip criptográfico.

Os profissionais da contabilidade contam com a carteira de identidade profissional eletrônica, disponível no aplicativo CRC Digital. Os contadores que obtiveram suas carteiras de identidade profissional a partir de 2007 (modelo com chip) já têm acesso à versão eletrônica do documento. Basta fazer o download gratuito do app CRCDigital nas lojas Apple Store ou Google Play, digitar o CPF e utilizar a senha para utilização dos serviços online no CRCCE.

Novos contadores e profissionais que obtiveram o documento antes de 2007 também podem solicitar, gratuitamente, a versão digital da carteira, junto ao setor de Registro do CRCCE. A atuação profissional sem a devida habilitação resultará  em exercício ilegal da profissão passível de multa e/ou notificação. Mais informações no setor de Registro do CRC/CE (3194.6009)  ou email: registro@crc-ce.org.br).

A sessão plenária também abordou outros assuntos, como a prestação de contas das atividades desenvolvidas, balanço financeiro, execução orçamentária para 2019, além dos julgamentos e homologações de processos e aprovação de balancetes e resoluções.

Para encerrar a sessão plenária, o ex-delegado Nagel Cunha ressaltou a contribuição e o importante legado para o município de Camocim (CE), distante 357 km de Fortaleza. Foram realizadas 30 palestras e 37 outros eventos durante os três anos de mandato, como a primeira Corrida Contabilista Campeão. “Foram muitas atividades durante esses três anos, mas estou sempre à disposição sempre levando a classe contábil onde eu for”, concluiu.