Jucec: profissionais conhecem Livro Digital e Registro Digital no CRCCE

19125517_1298135196950756_1481516434_oLivro Digital e Registro Digital foram os temas das palestras realizadas, nesta segunda-feira (12), pelo Conselho Regional de Contabilidade em parceria com a Junta Comercial do Ceará (Jucec). A capacitação teve como objetivo a divulgação do sistema de registro mercantil – SRM, em fase de implementação na Jucec. O sistema ainda não está completamente disponível e, segundo denúncias de profissionais encaminhados ao CRCCE, tem apresentado problemas que prejudicam a atividade contábil e os clientes.

A presidente do Conselho, Clara Germana Rocha, abriu o evento pedindo compreensão com a Jucec. “Nós temos que entender que os transtornos que estamos passando agora são momentâneos”, afirmou. “A Junta precisava mudar, se atualizar”, completou.

O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, explicou que a Jucec está passando por mudanças externas e internas para oferecer melhorias nos serviços prestados. “Nós estamos implementando a Redesim para dar celeridade, definitivamente e democraticamente, ao sistema de registro mercantil”, afirmou. “Queremos acabar com as regalias de quem conhece funcionário A ou B para agilizar os processos”, concluiu.

Livro Digital

O coordenador de análise de livros da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Luiz Eduardo Soares, reforçou os benefícios do Livro Digital. “O livro trará mais rapidez, facilidade e eficácia aos procedimentos de registro empresarial, além de dar maior garantia sobre os documentos das empresas”, afirmou. “Ele deverá ser assinado digitalmente por meio dos certificados digitais”, explicou.

Soares defendeu a criação de um novo Código Comercial. “Nós temos um Código Comercial de 1850, no qual a segunda parte dele ainda está vigente. Precisamos de um Código mais atual, que corresponda a nossa realidade”, afirmou. Ainda segundo Soares, o Livro Digital da Jucec deverá ser implementado até o final do ano.

A segunda palestra abordou o Registro Digital e foi ministrada pelo técnico da Jucemg, Moacir Teixeira.