Fiscalização supera meta e reduz organizações sem registro

18926595_1370482563035069_712398930_oO Conselho Regional de Contabilidade superou em 10% a meta de fiscalização estabelecida para 2016 pela Conselho Federal. O resultado se refere a fiscalizações realizadas junto a profissionais e a organizações contábeis. Os números constam do mais recente balanço apresentado pela Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina ao Conselho Diretor do CRCCE.

De acordo com o relatório, a projeção é de um novo recorde seja batido este ano. De janeiro a maio, o CRCCE realizou 43% da meta do ano, numa média próxima a nove pontos percentuais por mês. Profissionais e organizações são fiscalizados via internet.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Lúcia Negreiros, o sistema de fiscalização eletrônica permitiu aos fiscais mais tempo para analisar os documentos, como contratos de prestação de serviços, demonstrações contábeis, Decore, entre outros.

“Nós fazemos uma análise mais criteriosa em relação aos documentos disponibilizados pelos profissionais, além de orientá-los a se adequarem às normas do Conselho”, afirmou a coordenadora. “A Fiscalização está mais qualitativa”, completou.

Negreiros destacou, ainda, a contribuição dos órgãos fiscalizadores federais e estaduais, que passaram a informar possíveis irregularidades cometida por profissionais.

Regularizção

O resultado positivo da Fiscalização resultou na redução do número de organizações sem registro no CRCCE. Em 2015, 374 organizações foram registradas, depois da ação fiscalizatória. O número caiu para 292, em 2016, e parfa 82, até abril deste ano.