Sincasp termina com reflexão sobre combate à corrupção

As palestras sobre Controle Interno e Transparência no Setor no Público e Entendendo Resultados Fiscais, com os especialistas em gestão pública Leila Márcia Elias e Paulo Henrique Feijó, respectivamente, ressaltaram o papel do contador no combate a corrupção no país. As palestras encerraram o último dia do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Sincasp.

Segundo a palestrante e doutoranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional Leila Márcia Elias, “a transparência no setor público é essencial para permitir a participação social, melhorar o controle dos gatos públicos, atender ao processo democrático e inibir a corrupção”. Elias defendeu a transparência como princípio da gestão pública.

Leila falou, ainda, sobre várias formas de identificar quanto de tributos pagamos no nosso dia a dia. “Se a gente vai a um posto de gasolina e calcula quanto de imposto é pago, percebemos que metade é do preço da gasolina é tributo. Hoje, todo cupom fiscal tem que ter destacado o que a pessoa pagou de tributo, basta conferirmos atentamente para ver”, finalizou.

O contador da Agência Nacional de Cinema – Ancine e autor de 11 livros, Paulo Henrique Feijó, ressaltou a importância de ter equilíbrio orçamentário, fiscal e intertemporal para uma boa administração pública. “Os municípios do Rio, que criaram despesas continuadas, com receita finita e volátil, e não têm como pagar”, exemplificou.

Segundo Feijó, o profissional da contabilidade tem um papel a cumprir na atual conjuntura do país. “O contador faz auditoria, balanços, ele é quem tem que apontar onde que a gestão está errando, onde que está desequilibrado. Não adianta ter uma receita que só dá para pagar as despesas, tem que ter um planejamento a longo prazo, senão as gerações futuras vão sofrer”, concluiu Feijó.