Sincasp segue com programação

IMG_20170310_111043965_HDRO último dia de palestras do Sincasp iniciou na manhã desta sexta-feira (10) com mais duas palestras: Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Tópicos especiais e Patrimonialismo Histórico e a Accountability: Suas Presenças Constantes no Estresse do Profissional Contábil no Século XXI.

A primeira sessão do dia, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Ribeiro, abrangeu assuntos divergentes com foco principal na contabilização no sistema de controle e como evidenciá-la nas demonstrações. Durante a conversa, o facilitador apresentou questões como o registro de atos administrativos nos contratos e a diferença entre a aplicação da técnica contábil no registro para fases patrimoniais e para o orçamento. Além disso, o professor explicou a nova estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e reiterou a sua importância. “É importante entender o PCASP porque, ao olhar para a minha demonstração contábil, eu sei de onde estou extraindo os dados para a sua confecção,” afirma.

Durante a segunda palestra da manhã, o professor e coordenador do Sincasp, Jorge Lopes, falou sobre as competências e habilidades exigidas do contador, destacando o significado da palavra Accountability, que vem do inglês Account, que significa contador, e ability, que significa habilidade, capacidade. “É a única profissão do mundo que é homenageada com uma palavra que significa honra, sensatez, integridade. É o contador aquele que dá o selo de garantia de que algo é certo,” disse. Entre os assuntos abordados, o coordenador enfatizou a importância do conhecimento da Resolução 10 do Conselho Nacional de Educação, a qual trata da formação do profissional de contabilidade.

Ao final, o professor promoveu um momento de descontração entre os participantes e encerrou a ministração com o samba “Tô fazendo a minha parte”, de Diogo Nogueira, como mensagem final.