CRCCE integrará comissão para promover as doações ao FIA

FIA_CMDCACRCCE O Conselho Regional de Contabilidade participará da comissão de entidades formada para promover o Fundo da Criança e do Adolescente no Ceará. A adesão foi oficializada pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, nesta sexta-feira (10), durante o seminário de Fiscalização do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente-CMDCA e Efetivação do Fundo da Criança e do Adolescente-FIA. O encontro foi realizado na Escola Superior do Ministério Público e reuniu grande número de promotores de justiça.

Clara Germana presidiu o painel que trouxe a Fortaleza a exposição do promotor de Araguaína (TO), Sidney Fiori Junior. O promotor tem destaque no país por sua luta para ampliar a destinação de parte do importo de renda a pagar de empresas e pessoas físicas para os fundos municipais da criança e do adolescente. Fiori Júnior deu dicas de como convencer o contribuinte. “Se você não pegar pelo coração, pega pelo bolso”, afirmou, numa referência à vantagem financeira de contribuir no ano anterior e reaver o valor na restituição.

O promotor defendeu que as mobilizações em torno do FIA que ocorrem em todo o país devem reivindicar do governo a inclusão das empresas que declaram rendimentos pelo lucro real como possíveis doadoras dos fundos. A medida alcançaria as empresas optantes do Simples Nacional que são impedidas de declarar pelo lucro presumido. “Nós, contadores, já sabemos de tudo isso, o que precisamos é de mais ação”, desabafou a presidente do CRCCE, que lidera o esforço junto à classe para ampliar o volume de doações aos fundos.