Uece assina Acordo de Cooperação para criação de um NAF

_dsc0132A Delegacia da Receita Federal de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinaram Acordo de Cooperação Técnica que entre si celebram a União, no último dia 21 de novembro, com o propósito de implantar um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Instituição. O encontro foi realizado na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC) da Uece, entre os representantes da Receita Federal do Brasil em Fortaleza e gestores da universidade.

O documento foi assinado pelo reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, pelo Delegado da Receita Federal – Brasil em Fortaleza, Cláudio Henrique Gomes de Oliveira; pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Germana Gonçalves Rocha. A parceria foi celebrada também, com a, Secretaria da Fazenda do Estado de Estado do Ceará (Sefaz) e pela Secretaria de Finanças do Município (Sefin).

No encontro ficou decidido a implantação do NAF na Uece, avaliada pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), baseado em dados do Ministério da Educação (MEC), como a melhor Universidade Estadual do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do País. O núcleo está vinculado ao curso de Ciências Contábeis do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

A parceria proporcionará a oportunidade de treinamento prático para os discentes, supervisionados por coordenador acadêmico, que promoverá a construção conjunta de soluções a partir de problemas reais apresentados pela comunidade; enquanto que, para a Receita Federal, possibilitará maior cooperação com as instituições de ensino e permitirá uma maior proximidade com o grande público, para o desenvolvimento de canal técnico de comunicação institucional com colaboradores externos, além de estimular a capacitação do futuro profissional do desenvolvimento de uma consciência cidadã sobre a fonte e o uso dos tributos.

Sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Na busca de uma maior aceitação social da tributação e do desenvolvimento da moral tributária, a Receita Federal (RFB) desenvolve diversas ações de Educação Fiscal norteadas por diretrizes como a promoção da orientação tributária e aduaneira, o fornecimento aos cidadãos de conhecimentos sobre o funcionamento do órgão, a informação e a divulgação dos serviços prestados e dos seus diversos canais de atendimento.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as instituições de ensino superior. O projeto oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento técnico e prático dos universitários de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior. O NAF ainda funciona como centro de geração de conhecimento tributário por meio, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo e treinamentos, além de proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação junto com a aplicação prática do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias.

(De: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/93975-2016-11-25-13-53-00)