Exame 2016.2: Ceará tem a quinta melhor aprovação do país

exameO Estado do Ceará teve o quinto melhor desempenho na porcentagem de aprovados, na segunda edição do Exame de Suficiência de 2016, realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC, no dia 16 de outubro. O índice de aprovação dos cearenses foi de 25,9%, ficando atrás apenas de Paraná (28%), Rio de Janeiro (30,6%), Rio Grande do Sul (32,8%) e Santa Catarina (35,6%).

O resultado do Ceará é melhor do que a média nacional (21,7%), com quatro pontos percentuais a mais, e o melhor índice entre todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi a segunda vez consecutiva que os candidatos do estado alcançaram esta performance – a outra foi na primeira edição do Exame deste ano.

“A avaliação que fazemos é a de que os nossos cursos de Ciências Contábeis estão preparando o profissional com a mesma proficiência de estados mais desenvolvidos, e superando inclusive estados como São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal que, tradicionalmente, têm bons índices de aprovação”, comentou a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha.

Para a presidente a preocupação está no fato de que a média nacional de aprovados foi relativamente baixa, de 21,7%, a segunda menor nos últimos 12 exames, atrás somente do percentual de 14,6% referente ao Exame de 2015.2. “Se o nosso histórico aponta uma média de 38,1% de aprovados, então é uma luz amarela que se acende para as faculdade”, alertou. “Desta vez, o percentual de aprovados não chegou a dois dígitos em cinco estados”, completou.

Somando-se os números dos dois exames realizados neste ano, 898 contadores cearenses foram aprovados em 2016 e podem estar aptos e exercer a profissão. A aprovação no Exame de Suficiência é condição necessária para a obtenção de registro profissional. Clique aqui e veja os resultados completos da segunda edição do Exame de 2016.