Treinamento sobre Via Única realizado no CRCCE

_dsc2603O Conselho Regional de Contabilidade promoveu, nesta quinta-feira (13), o primeiro treinamento sobre o sistema Via Única, recém-disponibilizado na internet pela Junta Comercial do Ceará – Jucec. O Via Única foi implementado em vários estados do Brasil, como uma exigência da Instrução Normativa Nº 3 do DREI, e agora chega ao Ceará, que se prepara para avançar na implementação da Redesimples.

A ferramenta foi apresentada pela presidente da Jucec, Carolina Monteiro, que prometeu menos burocracia, mais agilidade e segurança no registro de empresas. “Os documentos sairão assinados digitalmente e basta o profissional validar”, explicou a presidente. “O sistema é a primeira etapa da Junta Digital, que tem por objetivo digitalizar toda a entrada de dados, facilitando a vida dos cidadãos e profissionais”, completou.

O evento foi aberto pelo vice-presidente Técnico do CRCCE, João Acrísio Rocha, representando a presidente Clara Germana Rocha, que cumpre agenda em municípos do Vale do Jaguaribe. Estiveram presente os vogais do CRCCE na Jucec, vice-presidentes José Avelar Gomes (Integração Estadual)e Joana Lima (Fiscalização); os conselheiros José Milton, Cláudia Maria, Francisco Pinheiro e Ricardo Carvalho.

O que muda

Com o Via Única, as pessoas continuarão dando entrada em seus papeis presencialmente na Jucec, mas receberão o documento original assinado on-line. O documento ficará disponível por 30 dias para download no Portal de Serviços da Jucec. Os contribuintes poderão salvar o documento e autenticá-lo quantas vezes quiserem. A Junta Comercial ainda está trabalhando de forma tradicional, recebendo e entregando registros presencialmente, mas a partir do dia 11 de novembro será apenas pelo sistema Via Única.