Mobilização do CRCCE conquista autoatendimento da Receita para Baturité

SONY DSC

A cidade de Baturité passou a contar, nesta quinta-feira (6), com uma Unidade de Autoatendimento Orientado, onde é possível acessar os serviços on-line da Receita Federal, disponíveis no portal e-CAC (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual).

O ambiente com pessoal treinado e computadores conectados à internet foi instalado no prédio da Prefeitura de Baturité, por meio de um convênio firmado entre o Município, a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade.

A terceira unidade de autoatendimento em funcionamento no estado – os outros estão em Limoeiro do Norte e Pedra Branca – é o resultado de um pleito encaminhado pela Delegacia do CRCCE de Baturité, que mobilizou a classe contra a suspensão dos serviços prestados de forma presencial pela RFB. O atendimento será de segunda a sexta, em horário comercial, para qualquer interessado, não sendo necessário ter letramento digital.

No ato de instalação, o Delegado adjunto da Receita Federal, Edilberto Porto Filho, afirmou que o e-CAC “é um serviço para os que mais precisam”. A prefeita Cristiane Saraiva disse que “é a nova maneira da Receita se relacionar com a gente”. E o representante do CRCCE, conselheiro Pinheiro Júnior destacou que “a parceria pode se expandir para outras prefeituras, para assegurar o atendimento de qualidade”.

E-CAC

Diferente do atendimento presencial, realizado nas unidades da Receita Federal mediante agendamento prévio e no limite da capacidade, o portal e-CAC permite ao contribuinte obter serviços da Receita Federal 24 horas por dia, de maneira mais rápida e mais simples. Entre outros serviços, permite consultas da situação do CPF; de extratos, pendências na DIRPF; e de pagamentos de quotas, débitos em atraso e informações sobre o IRPF.