Presidente Clara diz no encerramento do CBC: “somos uma classe grande, unida e forte”

microfone-vazio-2A presidente do Conselho Regional de Contabilidade falou no encerramento do 20° Congresso Brasileiro de Contabilidade. Foi um discurso de prestação de contas, de agradecimento e de despedida. “Desejo que todos voltem às suas casas com saudade”, afirmou a presidente. “Mas, sobretudo, com o sentimento de que valeu muito à pena”, completou. Ao encerrar a fala, disse que o congresso cumprira a missão de mostrar ao país que “somos uma classe grande, unida e forte”.

Veja a íntegra do discurso:

“Meus amigos e minhas amigas.

Como presidente do Conselho Regional de Contabilidade, a entidade anfitriã do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, quero trazer aqui o abraço de despedida de 13 mil profissionais atualmente em atividade no estado do Ceará.

Mais de 1 mil destes profissionais tomaram parte no nosso congresso.

E é para estes profissionais que digo o meu muito obrigada, por atender ao convite, e para quem eu peço um primeiro aplauso.

Como vice-presidente do congresso que entrou para a história como o maior evento de contabilidade já realizado no país, quero referenciar aqui a participação de mais de 8 mil outros profissionais, das demais 26 unidades da Federação, a quem se somam cerca de 500 participantes do exterior.

A todos vocês, meu muito obrigada, e peço, igualmente, de cada um, caloroso aplauso.

Temos mesmo muito o que aplaudir.

Foi um voo perfeito, desde Belém, quatro anos atrás.

Estávamos numa solenidade como esta, de encerramento para muitos, mas de começo para nós do CRC do Ceará.

Pedimos ao Conselho Federal para recebê-los aqui.

Aceitamos o desafio de apoiar o CFC e de trabalhar arduamente.

Não tememos nada, não vacilamos nunca, não recuamos jamais.

Lançamos-nos inteiros na missão de fazer deste evento um grande êxito.

Dedicamo-nos com a coragem de um jangadeiro.

Com a resistência de um vaqueiro.

Com a habilidade das mãos de uma rendeira.

Essa é a natureza de quem nasce no Ceará, essa é a força de um estado cuja capital atende pelo nome de For-ta-le-za.

Recebemos a todos com a criatividade dos nossos violeiros repentistas de métrica exata.

Com o bom humor dos comediantes que nos irrigam de alegria, mesmo em tempos de seca.

Com a hospitalidade de quem sabe abraçar e sorrir.

Se você gostou do Ceará e do cearense também pode aplaudir.

A hora é de despedir.

Espero que não estejam tão queimados do sol.

Espero que não estejam indolentes com a brisa que sopra da praia.

Espero que estejam conformados em deixar para trás os nossos verdes mares de águas mornas.

Desejo que todos voltem às suas casas com saudade, sim.

Mas, sobretudo, com o sentimento de que valeu muito à pena.

A hora é de agradecer.

Primeiro aos patrocinadores e parceiros, que viabilizaram o congresso e sem os quais nada disso seria possível.

Agradecer ao Conselho Federal, na pessoa de seu presidente, José Martonio Alves Coelho pela confiança e pelo apoio em toda a jornada.

Agradecer o empenho incondicional e permanente da Fundação Brasileira de Contabilidade, na pessoa de Clara Bugarim.

E agradecer também o esforço de uma equipe de operários e técnicos, de conselheiros e delegados, que se monta em Brasília, passa pelo Ceará e se ramifica pelo Brasil inteiro.

A estes eu também peço o aplauso, prometo que é último.

Meus amigos e minhas amigas.

Encerro estas palavras dizendo que a nossa missão, digo a nossa missão, está cumprida.

Fizemos a grande evento para mostrar para o país o que este país precisa enxergar.

Que nos somos uma classe grande, unida e forte.

Que, portanto, devemos ser queridos – porque somos essenciais ao crescimento econômico.

Que, portanto, devemos ser respeitados – porque somos indispensáveis ao desenvolvimento humano deste chão chamado Brasil.

Muito obrigada.”