Serpro esclarece sobre problemas no aplicativo Coleta-Web CNPJ

TecladoA Coordenação de Negócios CNPJ e REDESIM do Serpro enviou nota de esclarecimento à Receita Federal, em que reconhece “acesso robotizado massivo ao endereço Coleta WEB” e informa sobre as providências tomadas para sanar o problema.

A Nota foi repassada ao Conselho Regional de Contabilidade pelo Chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Superintendência da Receita, Daniel Sá da Silva. Segue o texto da nota na íntegra:

” Conforme informado para a RFB em 15.08.2016, identificamos acesso robotizado massivo ao endereço Coleta WEB.
Ainda estamos com problemas no acesso devido aos robôs. Estamos bloqueando IPs que estão acessando em todos os momentos. Esta sobrecarga de acesso é que está em análise e sendo tratada, mas ainda não conseguimos estabilizar o sistema. Ontem providenciamos outras ações, vou enviar posicionamento específico sobre isso.
Temos verificado que há usuários que estão conseguindo acessar. Hoje é feriado no Rio, alguns recursos estão trabalhando por conta desta análise e identificação de solução.
Como informado, o acesso continua. É normal, o Coleta WEB já sofria este acesso e o SERPRO consegue controlar. Porém, com a entrada do Pré-Coleta, a tentativa de acesso aumenta, em função da ‘novidade’ e está ocorrendo algum fator(es) novo(s) e que estamos analisando as causas. A medida em que identificamos um problema e a solução, estamos aplicando. Ainda não foi suficiente, mas estamos com os recursos de desenvolvimento, produção e suporte dedicados a solucionar.
Coordenação de Negócios CNPJ e REDESIM – DIRCL/SUNAC/ACGAP “