Receita tranquiliza CRCCE sobre suspensão de agências no Ceará

ReuniaoO superintende adjunto da Receita Federal na região, Marcos Antônio Araripe, afirmou que nenhum cearense vai ficar sem atendimento, durante os dois anos de suspensão das agências da RFB em Icó, Quixeramobim e Baturité. A afirmação foi feita nesta sexta feira (1), em reunião com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, na sede da Superintendência.

A decisão de suspender as agências alcançou 28 unidades em todo o país. Também participaram o superintendente adjunto, João Luis Gondim, e o chefe da Divisão de Interação com o Cidadão, Daniel Sá da Silva.

Durante o encontro, Araripe adiantou o teor da Nota Oficial que a Receita divulgará, na próxima semana, sobre as razões da suspensão. Segundo explicou, a decisão de suspender agências foi nacional e seguiu critérios técnicos, como o volume de demanda e a proximidade de outras agências melhor estruturadas. O adjunto informou também que haverá um redesenho na jurisdição das agências que seguem abertas.

De acordo com a presidente do CRCCE, os serviços passarão a ser prestados por um novo sistema de autoatendimento, que começará a ser implementado pelas cidades que ficaram sem agência. Os prédios serão cedidos pela prefeitura com pessoal para orientar contribuintes e contadores a navegar nos programas da Receita. Num segundo momento, serão disponibilizados aplicativos para celulares e outros dispositivos móveis.

“Tentamos manter as agências de dois municípios e conseguimos, com argumentos técnicos, que a agência de Ipu seguisse funcionando”, afirmou Clara Germana, para quem a suspensão (de três outras unidades) é “uma necessidade que exige adaptação” por parte do profissional. “Devemos confiar que o atendimento vai ficar mais fácil, mais ágil, especialmente para nós (profissionais), que temos a certificação digital e já lidamos com isso”, finalizou.