Presidente pede maior participação do CRCCE em novo sistema da RFB

clara_receitaA presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, pediu maior participação do CRCCE na formalização do novo sistema para atos cadastrais de CNPJ junto aos cartórios cearenses, lançado nesta quinta-feira (14) pela Receita Federal. A demanda foi feita durante sua fala na solenidade de lançamento.

A ideia da Central de Cartórios de Pessoa Jurídica é que as solicitações de inscrição, alteração e baixa, no âmbito do CNPJ, poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelos cartórios. “Nós conseguimos aproximação e participação, mas não acompanhamos o sistema na sua criação. Temos avanços, mas falta um pouco mais”, afirmou a presidente.

Para Clara Germana, o novo sistema é um avanço, visto que busca facilitar processos a partir da integração por meio da Redesimples.  “Menos burocracia significa menos custo e mais facilidade na realização do trabalho”, completou. “O Conselho está de portas abertas para a conversa. Juntos nós podemos caminhar para que essa mudança seja efetivada”. concluiu.

O sistema passa por período de transição até o dia 14 de outubro, quando a Receita Federal deixará de processar ações de CNPJ, o que deve passar a ser feito apenas pela Central. A presidente do CRCCE e o presidente do Sescap-CE, Daniel Coelho, sugeriram a realização de uma nova palestra, uma vez que o sistema esteja em pleno funcionamento, para o esclarecimento de dúvidas junto aos contadores.